MUDANÇA INCREMENTAL OU REORIENTAÇÃO DAS BASES DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

QUÃO PROFUNDA SERÁ A TRANSFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO CONTÁBIL A PARTIR DAS DCNS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v26i1.1731

Resumo

Competência. É esse o pilar que fundamenta a Resolução CNE/CES nº 01/2024, que trata das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Ciências Contábeis (DCNs). Não que a Resolução CNE/CES nº 10/2004 (DCNs anteriores) o tenha deixado de lado, apenas não o considerou, à época, como o centro do processo educativo por ela induzido. Eram outros tempos e, talvez, houvesse outras necessidades. Passaram-se 20 anos e, ao longo desse intervalo, muitas mudanças aconteceram. Testemunhamos profundas transformações sociais, geopolíticas e econômicas. Transformações essas que, no mundo dos negócios, impactaram significativamente a profissão contábil. A intensificação tecnológica no âmbito da profissão com a digitalização de grande parte dos processos contábeis e, mais recentemente, com aplicações de inteligência artificial, por exemplo, têm modificado e até mesmo redefinido o perfil do exercício profissional e, portanto, do próprio profissional.

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Referências

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Perrenoud, P. (1999). Construir competências é virar as costas aos saberes. Revista Pátio, Porto Alegre: ARTMED, ano, 3,

-19.

Publicado

2025-05-16

Como Citar

Marchine Ferreira , M., & Martins Meurer , A. (2025). MUDANÇA INCREMENTAL OU REORIENTAÇÃO DAS BASES DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: QUÃO PROFUNDA SERÁ A TRANSFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO CONTÁBIL A PARTIR DAS DCNS?. Revista Mineira De Contabilidade, 26(1), 4–9. https://doi.org/10.51320/rmc.v26i1.1731