EFEITO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E ATITUDES FRENTE AO DINHEIRO NA PROPENSÃO AO ENDIVIDAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v26i2.1615

Palavras-chave:

Educação Financeira, Atitudes Frente ao Dinheiro, Propensão ao Endividamento, Finanças Comportamentais

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o efeito da educação financeira e das atitudes frente ao dinheiro na propensão ao endividamento, conduzido junto a uma amostra de 318 estudantes de pós-graduação em Administração e Ciências Contábeis no Brasil. A pesquisa utilizou uma abordagem quantitativa e descritiva, com coleta de dados primários via survey em corte transversal. As análises incluíram estatísticas descritivas, fatorial e regressão linear. Os resultados indicaram que maior educação financeira está associada a uma redução na propensão ao endividamento e atitudes mais positivas em relação ao dinheiro, enquanto atitudes financeiras apresentaram uma correlação positiva com a propensão ao endividamento. Destaca-se que a educação financeira não apenas reduz a dependência de dívidas não relacionadas aos estudos, mas também aprimora os padrões de pagamento. Além de suas contribuições teóricas, ao fornecer uma perspectiva única acerca da propensão ao endividamento, este estudo evidencia uma contribuição prática ao associar a conscientização e o cuidado aprimorado com as finanças pessoais dos participantes a uma menor propensão ao endividamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Merco, FURB

Atualmente é Pesquisadora e Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração na Universidade de Blumenau - FURB. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Blumenau - FURB. 

Stephan Klaus Bubeck, FURB

Doutorando em Ciências Contábeis na Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Moacir Manoel Rodrigues Junior, UFSC

Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Matemática (2010) e Mestre em Ciências Contábeis (2012) pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Graduado em Ciências Contábeis (2022) pela Faculdade FIPECAFI, Doutor em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2015) e Pós-Doutor em Administração de Empresas com Ênfase em Finanças Corporativas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019). Têm experiência em atividades de ensino em nível de graduação nas áreas de Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade, Probabilidade e Estatística, Matemática Financeira e Administração Financeira, com ênfase em Análise de Dados. Em cursos de Stricto Sensu, atua como professor de disciplinas das áreas de Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade e Negócios, Contabilidade de Governança. Como pesquisador atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Finanças Corporativas, Valuation, Governança Corporativa, Investimentos e Finanças Públicas. Atua também como editor associado dos periódicos: (ASAA) Advances in Scientific and Applied Accounting; e (RUC) Revista Universo Contábil. 

Referências

Abrantes-Braga, F. D. M., & Veludo-de-Oliveira, T. (2019). Development and validation of financial well-being related scales. International Journal of Bank Marketing, 37(4), 1025-1040. https://doi.org/10.1108/ijbm-03-2018-0074 DOI: https://doi.org/10.1108/IJBM-03-2018-0074

Becchetti, L., Caiazza, S., & Coviello, D. (2013). Financial education and investment attitudes in high schools: evidence from a randomized experiment. Applied Financial Economics, 23(10), 817-836. https://doi.org/10.1080/09603107.2013.767977 DOI: https://doi.org/10.1080/09603107.2013.767977

Boddington, L., & Kemp, S. (1999). Student debt, attitudes towards debt, impulsive buying, and financial management. New Zealand journal of psychology, 28(2), 89.

Brandão, C. R. (2017). O que é educação popular. Brasiliense.

Brasil (1996). Lei n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 23 dez. 1996. Recuperado em 20 de junho de 2022, em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.

Brasil (2010). Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 23 dez. 2010. Recuperado em 20 de junho de 2022, em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm.

Brown, M., Grigsby, J., Van Der Klaauw, W., Wen, J., & Zafar, B. (2016). Financial education and the debt behavior of the young. The Review of Financial Studies, 29(9), 2490-2522. https://doi.org/10.1093/rfs/hhw006 DOI: https://doi.org/10.1093/rfs/hhw006

Campos, P. O., & da Costa, M. F. (2021). Regulatory focus and construal level theory on low-income consumer indebtedness: Evidence from an emerging market. International Journal of Emerging Markets. https://doi.org/10.1108/IJOEM-08-2020-0870 DOI: https://doi.org/10.1108/IJOEM-08-2020-0870

Chen, H., & Volpe, R. P. (1998). An analysis of personal financial literacy among college students. Financial services review, 7(2), 107-128. https://doi.org/10.1016/S1057-0810(99)80006-7 DOI: https://doi.org/10.1016/S1057-0810(99)80006-7

Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL (2016). O conceito do endividamento e as consequências da inadimplência.

Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC (2022). Brasil encerrou 2021 com recorde de endividados. Recuperado em 20 de agosto de 2022, de: https://www.portaldocomercio.org.br/noticias/brasil-encerrou-2021-com-recorde-de-endividados/410549.

D'Orazio, P. (2019). Income inequality, consumer debt, and prudential regulation: an agent-based approach to study the emergence of crises and financial instability. Economic Modelling, 82, 308–331. https://doi.org/10.1016/j.econmod.2019.01.015 DOI: https://doi.org/10.1016/j.econmod.2019.01.015

Dowling, N., Tim, C., & Hoiles, L. (2009). Financial management practices and money attitudes as determinants of financial problems and dissatisfaction in young male Australian workers. Journal of financial counseling and planning, 20(2), 5-13. Papers.ssrn.com. https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2222945

Durvasula, S., & Lysonski, S. (2010). Money, money, money–how do attitudes toward money impact vanity and materialism? – the case of young Chinese consumers. Journal of Consumer Marketing, 27(2), 169-179. https://doi.org/10.1108/07363761011027268 DOI: https://doi.org/10.1108/07363761011027268

Fan, L., & Chatterjee, S. (2019). Financial socialization, financial education, and student loan debt. Journal of Family and Economic Issues, 40(1), 74-85. https://doi.org/10.1007/s10834-018-9589-0 DOI: https://doi.org/10.1007/s10834-018-9589-0

Fávero, L. P., Belfiore, P., Silva, F. D., & Chan, B. L. (2009). Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier.

Fávero, L. P., & Fávero, P. (2015). Análise de dados: modelos de regressão com Excel. Stata e SPSS.Flores, S. A. M. (2012). Modelagem de equações estruturais aplicada à propensão ao endividamento: uma análise de fatores comportamentais. Ufsm.br. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4621

Flores, S. A. M., Vieira, K. M., & Coronel, D. A. (2013). Influência de fatores comportamentais na propensão ao endividamento. Revista de Administração FACES, 12(2), 13-35. https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N2ART808

Flores, S. A. M., & Vieira, K. M. (2014). Propensity toward indebtedness: An analysis using behavioral factors. Journal of Behavioral and Experimental Finance, 3, 1–10. https://doi.org/10.1016/j.jbef.2014.05.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbef.2014.05.001

Gathergood, J., & Disney, R. F. (2011). Financial Literacy and Indebtedness: New Evidence for U.K. Consumers. SSRN Electronic Journal. https://doi.org/10.2139/ssrn.1851343 DOI: https://doi.org/10.2139/ssrn.1851343

Hair, J. F., Hult, G. T. M., Ringle, C. M., & Sarstedt, M. (2022). A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM), 3rd Ed., Sage: Thousand Oaks. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-80519-7

Hongyu, K. (2018). Análise Fatorial Exploratória: resumo teórico, aplicação e interpretação. ES Engineering and Science, 7(4), 88-103. https://doi.org/10.18607/ES201877599 DOI: https://doi.org/10.18607/ES201877599

Hoffmann, A.O.I. & McNair, S.J. (2019). How Does Consumers' Financial Vulnerability Relate to Positive and Negative Financial Outcomes? The Mediating Role of Individual Psychological Characteristics. J Consum Aff, 53: 1630-1673. https://doi.org/10.1111/joca.12233. DOI: https://doi.org/10.1111/joca.12233

Iannario, M., Anna Clara Monti, & Scalera, D. (2024). Modeling Financial Risk Attitude: The Role of Education And Financial Literacy. Financial Internet Quarterly, 20(2), 1–14. https://doi.org/10.2478/fiqf-2024-0008 DOI: https://doi.org/10.2478/fiqf-2024-0008

Jumady, E., Alam, S., Hasbiyadi, H., Fajriah, Y., & Anggraini, Y. (2024). The Effect of Financial Planning on Consumer Debt Management: The Role of Financial Literacy, Self-Efficacy, and Financial Motivation. Atestasi : Jurnal Ilmiah Akuntansi, 7(1), 340–368. https://doi.org/10.57178/atestasi.v7i1.793 DOI: https://doi.org/10.57178/atestasi.v7i1.793

Kaiser, T., Lusardi, A., Menkhoff, L., & Urban, C. (2022). Financial education affects financial knowledge and downstream behaviors. Journal of Financial Economics, 145(2), 255-272. https://doi.org/10.1016/j.jfineco.2021.09.022 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jfineco.2021.09.022

Katona, G. (1975). Psychological economics. New York: Elsevier.

Kim, M. (2021). A psychological approach to Bitcoin usage behavior in the era of COVID-19: Focusing on the role of attitudes toward money. Journal of Retailing and Consumer Services, 62, 102606. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2021.102 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2021.102606

Kirch, J. L., Hongyu, K., Silva, F. de L., & Dias, C. T. dos S. (2017). Análise fatorial para avaliação dos questionários de satisfação do curso de estatística de uma instituição federal. ES Engineering and Science, 6(1), 4-13. https://doi.org/10.18607/ES201764748 DOI: https://doi.org/10.18607/ES201764748

Klapper, L., & Lusardi, A. (2019). Financial literacy and financial resilience: Evidence from around the world. Financial Management, 49(3), 589–614. https://doi.org/10.1111/fima.12283 DOI: https://doi.org/10.1111/fima.12283

Lea, S. E., Webley, P., & Walker, C. M. (1995). Psychological factors in consumer debt: Money management, economic socialization, and credit use. Journal of economic psychology, 16(4), 681-701. https://doi.org/10.1016/0167-4870(95)00013-4 DOI: https://doi.org/10.1016/0167-4870(95)00013-4

Matta, R. O. B. (2010). Oferta e demanda de informação financeira pessoal: o Programa de Educação Financeira do Banco Central do Brasil e os universitários do Distrito Federal. Repositório Institucional da UnB. http://repositorio.unb.br/handle/10482/5293

Matos, C. A. de, Vieira, V., Bonfanti, K., & Mette, F. M. B. (2019). Antecedents of indebtedness for low-income consumers: the mediating role of materialism. Journal of Consumer Marketing, 36(1), 92–101. https://doi.org/10.1108/jcm-09-2017-2352 DOI: https://doi.org/10.1108/JCM-09-2017-2352

Medina, J. F., Saegert, J., & Gresham, A. (1996). Comparison of Mexican‐American and Anglo‐American attitudes toward money. Journal of Consumer Affairs, 30(1), 124-145. https://doi.org/10.1111/j.1745-6606.1996.tb00728.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1745-6606.1996.tb00728.x

Moura, A. G. D. (2005). Impacto dos diferentes níveis de materialismo na atitude ao endividamento e no nível de dívida para financiamento do consumo nas famílias de baixa renda do município de São Paulo. Repositorio.fgv.br. https://repositorio.fgv.br/items/39ce029e-5d32-477e-8f8b-986a124a56cd

Ng, H. K. S., Tam, K.-P., & Shu, T.-M. (2011). The money attitude of covert and overt narcissists. Personality and Individual Differences, 51(2), 160–165. https://10.1016/j.paid.2011.03.036 DOI: https://doi.org/10.1016/j.paid.2011.03.036

Oliveira, S. F. D. (2020). Influence of behavioral factors on the propensity for indebtedness of university students. Revista de Administração da UFSM, 13, 829-849. https://doi.org/10.5902/1983465935196 DOI: https://doi.org/10.5902/1983465935196

Organisation for Economic Cooperation and Development (2005). Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Recuperado em 15 de maio de 2022, em https://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf.

Pimentel, C. E., Milfont, T. L., Gouveia, V. V., Mendes, L. A., & Vione, K. (2012). Escala de atitudes frente ao dinheiro (MAS): Teste de modelos e poder preditivo. Revista Interamericana de Psicologia/Interamerican Journal of Psychology, 46(2). https://doi.org/10.30849/rip/ijp.v46i2.310 DOI: https://doi.org/10.30849/rip/ijp.v46i2.310

Pinto, N. G. M., & Rossato, V. P. (2019). Análise da propensão ao endividamento em um contexto universitário. Estudos Do CEPE, (49), 115-130. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i49.13787. DOI: https://doi.org/10.17058/cepe.v0i49.13787

Qamar, M. A. J., Khemta, M. A. N., & Jamil, H. (2016). How knowledge and financial self-efficacy moderate the relationship between money attitudes and personal financial management behavior. European Online Journal of Natural and Social Sciences, 5(2), 296-308. Recuperado de https://european-science.com/eojnss/article/view/3234

Sotiropoulos, V., & d’Astous, A. (2013). Attitudinal, self-efficacy, and social norms determinants of young consumers’ propensity to overspend on credit cards. Journal of Consumer Policy, 36(2), 179-196. https://doi.org/10.1007/s10603-013-9223-3 DOI: https://doi.org/10.1007/s10603-013-9223-3

Stock, J. H., & Watson, M. W. (2014). Estimating turning points using large data sets. Journal of Econometrics, 178, 368-381. https://doi.org/10.1016/j.jeconom.2013.08.034 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jeconom.2013.08.034

Stone, B., & Maury, R. V. (2006). Indicators of personal financial debt using a multi-disciplinary behavioral model. Journal of economic psychology, 27(4), 543-556. https://doi.org/10.1016/j.joep.2005.11.002 DOI: https://doi.org/10.1016/j.joep.2005.11.002

Tan, X., Xiao, J. J., Meng, K., & Xu, J. (2024). Financial education and budgeting behavior among college students: Extending the theory of planned behavior. International Journal of Bank Marketing. https://doi.org/10.1108/IJBM-05-2024-0285 DOI: https://doi.org/10.1108/IJBM-05-2024-0285

Tang, T. L. P. (1995). The development of a short money ethic scale: Attitudes toward money and pay satisfaction revisited. Personality and individual differences, 19(6), 809-816. https://doi.org/10.1016/S0191-8869(95)00133-6 DOI: https://doi.org/10.1016/S0191-8869(95)00133-6

Trento, T. R., & Braum, L. M. dos S. (2022). Desenvolvimento e validação de conteúdo de uma escala de mensuração da alfabetização financeira: Development and content validation of a financial literacy measurement scale. Ciências Sociais Aplicadas Em Revista, 20(39), 133–160. https://doi.org/10.48075/csar.v20i39.29157 DOI: https://doi.org/10.48075/csar.v20i39.29157

Vieira, K. M., Moreira, F. D. J., & Potrich, A. C. G. (2019). Indicador de educação financeira: proposição de um instrumento a partir da teoria da resposta ao item. Educação & Sociedade, 40. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302018182568

Vieira, K. M., Moreira Junior, F. de J., & Potrich, A. C. G. (2019). Indicador de educação financeira: proposição de um instrumento a partir da teoria da resposta ao item. Educação & Sociedade. 40. https://10.1590/es0101-73302018182568. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302018182568

Vitt, L. A. (2004). Consumers’ financial decisions and the psychology of values. Journal of Financial Services Professionals. https://ssrn.com/abstract=1856318

Watson, J. J. (2003). The relationship of materialism to spending tendencies, saving, and debt. Journal of economic psychology, 24(6), 723-739. https://doi.org/10.1016/j.joep.2003.06.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.joep.2003.06.001

Yamauchi, K. T., & Templer, D. J. (1982). The development of a money attitude scale. Journal of personality assessment, 46(5), 522-528. https://doi.org/10.1207/s15327752jpa4605_14 DOI: https://doi.org/10.1207/s15327752jpa4605_14

Publicado

2025-10-24

Como Citar

Merco, J., Klaus Bubeck, S., & Manoel Rodrigues Junior, M. (2025). EFEITO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E ATITUDES FRENTE AO DINHEIRO NA PROPENSÃO AO ENDIVIDAMENTO. Revista Mineira De Contabilidade, 26(2), 10–23. https://doi.org/10.51320/rmc.v26i2.1615

Edição

Seção

Artigos científicos: