MUDANÇA INCREMENTAL OU REORIENTAÇÃO DAS BASES DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
QUÃO PROFUNDA SERÁ A TRANSFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO CONTÁBIL A PARTIR DAS DCNS?
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v26i1.1731Resumen
Competência. É esse o pilar que fundamenta a Resolução CNE/CES nº 01/2024, que trata das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Ciências Contábeis (DCNs). Não que a Resolução CNE/CES nº 10/2004 (DCNs anteriores) o tenha deixado de lado, apenas não o considerou, à época, como o centro do processo educativo por ela induzido. Eram outros tempos e, talvez, houvesse outras necessidades. Passaram-se 20 anos e, ao longo desse intervalo, muitas mudanças aconteceram. Testemunhamos profundas transformações sociais, geopolíticas e econômicas. Transformações essas que, no mundo dos negócios, impactaram significativamente a profissão contábil. A intensificação tecnológica no âmbito da profissão com a digitalização de grande parte dos processos contábeis e, mais recentemente, com aplicações de inteligência artificial, por exemplo, têm modificado e até mesmo redefinido o perfil do exercício profissional e, portanto, do próprio profissional.
Descargas
Citas
Bernstein, B. (2003). A pedagogização do conhecimento: Estudos sobre recontextualização. Cadernos de Pesquisa, 75–110.
https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000300005
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. (2004). Resolução CNE/CES
nº 10, de 16 de dezembro de 2004 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis,
bacharelado, e dá outras providências. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. (2024). Resolução CNE/
CES nº 01, de 27 de março de 2024 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado.
&Itemid=30192
Perrenoud, P. (1999). Construir competências é virar as costas aos saberes. Revista Pátio, Porto Alegre: ARTMED, ano, 3,
-19.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Marcelo Marchine Ferreira , Alison Martins Meurer

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional