MANTER OU VENDER?

USO DE DIFERENTES TEORIAS PARA EXPLICAR COMPORTAMENTOS DE TOMADA DE DECISÃO DE INVESTIMENTO NO TWITTER E NA TESLA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v25i1.1533

Palabras clave:

Teorias de Conflito de Interesses, Pressupostos, Comportamento de investidores

Resumen

O caso de ensino relaciona os pressupostos de diferentes teorias com a tomada de decisão de investidores, tais como Teoria da Agência, Teoria Stewardship, Teoria dos Stakeholders, Teoria dos Contratos e Teoria do Mercado Eficiente. Assim, foi criado um personagem fictício, Sr. Kusum, que se torna acionista das empresas Tesla Motors Inc. e Twitter. Ao perceber que as atitudes de Musk afetam o comportamento dos investidores e, consequentemente, o preço das ações, o Sr. Kusum reúne informações das duas empresas para decidir se continua ou não com os investimentos. Diante de divulgações reais sobre a aquisição do Twitter, o caso traz informações relevantes acerca do comportamento dos envolvidos para relacioná los com as Teorias de Conflito de Interesses. O caso permite que alunos de graduação e pós-graduação discutam acerca de diversas teorias que explicam o comportamento dos agentes de mercado por meio de uma situação semelhante à realidade, proporciona também a expansão da visão dos alunos para um melhor entendimento dos pressupostos das teorias estudadas, aplicando-os num contexto que faz ligação direta com acontecimentos recentes da especulação de compra do Twitter. Além disso, ele contribui com a visualização na prática de aspectos das teorias empregadas no caso, também coopera com professores de cursos de graduação e de pós-graduação latu sensu e sctricto sensu nas disciplinas de Teoria da Contabilidade, Teoria Avançada da Contabilidade, Finanças Corporativas e Mercado de Capitais, possibilitando o uso de um instrumento dinâmico que empreende maior participação dos discentes no ensino-aprendizagem.

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Citas

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Referências das notas de ensino e sugestões de bibliografia:

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Santo Lima, A. C., Pedroza Francisco, A., Silva de Almeida, N., & Lemes, S. (2024). MANTER OU VENDER? USO DE DIFERENTES TEORIAS PARA EXPLICAR COMPORTAMENTOS DE TOMADA DE DECISÃO DE INVESTIMENTO NO TWITTER E NA TESLA. Revista Mineira De Contabilidade, 25(1), 96–105. https://doi.org/10.51320/rmc.v25i1.1533