Análise dos Prazos de Avaliação de Artigos Científicos dos Periódicos da Área de Contabilidade no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n2t03Abstract
Considerando as recentes alterações definidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos critérios de classificação de periódicos nos oito estratos do Qualis e a preocupação apontada no que diz respeito ao prazo de avaliação, sobre o qual se entende que não pode ser muito longo a ponto de prejudicar os autores, nem excessivamente curto de maneira que caracterize a inviabilidade de efetiva avaliação dos artigos (CAPES, 2015), apresenta-se este estudo que objetiva investigar qual o prazo de avaliação (tempo entre submissão e aceite) dos periódicos com maior impacto na área de Contabilidade, de acordo com a classificação vigente da Capes (Quadriênio 2013-2016). Para atender a essa finalidade, foram utilizadas técnicas de análise bibliométrica para investigar os prazos de avaliação dos periódicos da área de Contabilidade no período mencionado, tomando como base as informações disponíveis nos artigos publicados no site de cada periódico. Ao todo, foram analisados 1.454 artigos de 17 periódicos, selecionados por meio de um recorte amostral, classificados nos estratos A2, B1 e B2 do Qualis da Capes. Entre os achados, verificou-se que a média é de 254 dias entre a submissão e o aceite, sendo que o maior prazo é de 1.220 dias, com uma variação de 6,5 meses em torno da média. Os resultados encontrados são críticos, pela necessidade de se divulgar o conhecimento científico na área de Contabilidade de forma mais tempestiva, até em função da relevância dos dados publicados.
Palavras-chave: Periódico, Período de Avaliação, Publicações Acadêmicas, Ciências Contábeis.
Downloads
Downloads
Published
Versions
- 2020-12-16 (3)
- 2018-08-21 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional