Mobile learning na educação contábil: uma análise do processo de adoção de tecnologia sob a percepção discente
Abstract
Atualmente, o uso da tecnologia no cotidiano tem se tornado constante. Seja para comunicação, leitura, serviços bancários ou qualquer outra atividade, cada dia mais o celular aparece como solução para as demandas rotineiras. Contudo, seu uso no ambiente educacional ainda é restrito, deixando de contribuir de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem. Em complemento, nota-se que a geração de estudantes é composta, em grande parte, por integrantes das chamadas Gerações Z e Y, que têm ampla afinidade com a tecnologia. Considerando este contexto, a presente pesquisa buscou identificar quais fatores afetam a adoção do aplicativo Contábil Quiz pelos discentes do curso de Ciências Contábeis. Foi realizada uma pesquisa de campo utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados, por meio do qual se verificou quais os fatores, segundo o modelo Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT), afetam a intenção de uso do aplicativo. Foram pesquisados 82 estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Contábeis de uma universidade paranaense. Após a análise, utilizando a modelagem de equações estruturais, pôde-se perceber que os fatores mais significativos foram Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço e Influência Social. Os resultados têm potencial para contribuir do ponto de vista prático, sugerindo a adoção do recurso em mais universidades, uma vez que a pesquisa demonstrou que os estudantes têm interesse na sua adoção e percebem que ela pode trazer benefícios (Expectativa de Desempenho) e que o processo de adoção não será complexo (Expectativa de Esforço).
Palavras-chave: Tecnologia. Ensino. Contabilidade. Celular. Aplicativo.
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