Atitude discente em relação ao ensino de contabilidade em cursos de administração: uma análise estatística

Authors

  • Guilherme de Freitas Borges
  • Flávia Luciana Naves Mafra

Abstract

O objetivo principal deste estudo foi analisar atitude discente em relação ao ensino de Contabilidade nos cursos de graduação em Administração de quatro instituições de ensino superior, em Minas Gerais. Quanto à metodologia, o estudo envolveu uma avaliação quantitativa em que foram aplicados questionários estruturados a uma amostra de 261 graduandos em Administração para analisar
atitude em relação ao ensino de Contabilidade. Foram utilizadas as seguintes técnicas de análise de dados: estatística descritiva e estatística multivariada (análise fatorial). Os resultados apontaram como adequado o modelo com 36 variáveis para mensurar atitude, após os testes de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO), Esfericidade de Bartlett e Comunalidades, que indicaram grau satisfatório de ajuste e confiabilidade dos dados (Alfa de Cronbach), e, portanto, foi submetido à análise fatorial. Com aproximadamente 62% de variância total explicada foram obtidos 11 fatores. De modo geral, os discentes reconhecem a importância do ensino de Contabilidade para a formação do administrador, julgam interessantes os conteúdos e com eles têm pouca dificuldade; entretanto, sentem-se apenas moderadamente seguros em avaliações e no uso da Contabilidade na prática. Acredita-se que a pesquisa contribuiu para o campo de orientação curricular de cursos de graduação em Administração, especialmente para um repensar na configuração da área do ensino de Contabilidade para não contadores.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-04-13

How to Cite

de Freitas Borges, G., & Naves Mafra, F. L. (2016). Atitude discente em relação ao ensino de contabilidade em cursos de administração: uma análise estatística. Revista Mineira De Contabilidade, 4(52), 63–72. Retrieved from https://crcmg.emnuvens.com.br/rmc/article/view/304