Atitude discente em relação ao ensino de contabilidade em cursos de administração: uma análise estatística

Autores/as

  • Guilherme de Freitas Borges
  • Flávia Luciana Naves Mafra

Resumen

O objetivo principal deste estudo foi analisar atitude discente em relação ao ensino de Contabilidade nos cursos de graduação em Administração de quatro instituições de ensino superior, em Minas Gerais. Quanto à metodologia, o estudo envolveu uma avaliação quantitativa em que foram aplicados questionários estruturados a uma amostra de 261 graduandos em Administração para analisar
atitude em relação ao ensino de Contabilidade. Foram utilizadas as seguintes técnicas de análise de dados: estatística descritiva e estatística multivariada (análise fatorial). Os resultados apontaram como adequado o modelo com 36 variáveis para mensurar atitude, após os testes de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO), Esfericidade de Bartlett e Comunalidades, que indicaram grau satisfatório de ajuste e confiabilidade dos dados (Alfa de Cronbach), e, portanto, foi submetido à análise fatorial. Com aproximadamente 62% de variância total explicada foram obtidos 11 fatores. De modo geral, os discentes reconhecem a importância do ensino de Contabilidade para a formação do administrador, julgam interessantes os conteúdos e com eles têm pouca dificuldade; entretanto, sentem-se apenas moderadamente seguros em avaliações e no uso da Contabilidade na prática. Acredita-se que a pesquisa contribuiu para o campo de orientação curricular de cursos de graduação em Administração, especialmente para um repensar na configuração da área do ensino de Contabilidade para não contadores.

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Publicado

2016-04-13

Cómo citar

de Freitas Borges, G., & Naves Mafra, F. L. (2016). Atitude discente em relação ao ensino de contabilidade em cursos de administração: uma análise estatística. Revista Mineira De Contabilidade, 4(52), 63–72. Recuperado a partir de https://crcmg.emnuvens.com.br/rmc/article/view/304