MANTER OU VENDER?

USO DE DIFERENTES TEORIAS PARA EXPLICAR COMPORTAMENTOS DE TOMADA DE DECISÃO DE INVESTIMENTO NO TWITTER E NA TESLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v25i1.1533

Palavras-chave:

Teorias de Conflito de Interesses, Pressupostos, Comportamento de investidores

Resumo

O caso de ensino relaciona os pressupostos de diferentes teorias com a tomada de decisão de investidores, tais como Teoria da Agência, Teoria Stewardship, Teoria dos Stakeholders, Teoria dos Contratos e Teoria do Mercado Eficiente. Assim, foi criado um personagem fictício, Sr. Kusum, que se torna acionista das empresas Tesla Motors Inc. e Twitter. Ao perceber que as atitudes de Musk afetam o comportamento dos investidores e, consequentemente, o preço das ações, o Sr. Kusum reúne informações das duas empresas para decidir se continua ou não com os investimentos. Diante de divulgações reais sobre a aquisição do Twitter, o caso traz informações relevantes acerca do comportamento dos envolvidos para relacioná los com as Teorias de Conflito de Interesses. O caso permite que alunos de graduação e pós-graduação discutam acerca de diversas teorias que explicam o comportamento dos agentes de mercado por meio de uma situação semelhante à realidade, proporciona também a expansão da visão dos alunos para um melhor entendimento dos pressupostos das teorias estudadas, aplicando-os num contexto que faz ligação direta com acontecimentos recentes da especulação de compra do Twitter. Além disso, ele contribui com a visualização na prática de aspectos das teorias empregadas no caso, também coopera com professores de cursos de graduação e de pós-graduação latu sensu e sctricto sensu nas disciplinas de Teoria da Contabilidade, Teoria Avançada da Contabilidade, Finanças Corporativas e Mercado de Capitais, possibilitando o uso de um instrumento dinâmico que empreende maior participação dos discentes no ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Campos, S., & Costa, R. (2018). Teoria da agência, Stewardship e Stakeholders: um ensaio sobre sua relevância no contexto das organizações. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade,v. 8, n. 3, p. 77-91. https://doi.org/10.18028/rgfc.v8i3.5416

Davis, J. H., Schoorman, F. D., & Donaldson, L. (1997). Toward a stewardship theory of management. Academy of Management review, v. 22, n. 1, p. 20-47. https://doi.org/10.5465/amr.1997.9707180258

Donaldson, L., & Davis, J. H. (1991). Stewardship theory or agency theory: CEO governance and shareholder returns. Australian Journal of management, v. 16, n. 1, p. 49-64. https://doi.org/10.1177/031289629101600103

Fama, E. F. (1970). Efficient markets: a review of theory and empirical work. Journal of Finance, v.25, n. 2, p. 383-417. https://doi.org/10.2307/2325486

Fama, E. F. (1991). Efficient capital markets: II. Journal of Finance, v. 46 (5), pp. 1575-1617. https://doi.org/10.1111/j.1540-6261.1991.tb04636.x

Freeman, R. E. (1984). Strategic management: a stakeholder approach. Boston: Pitman.

Friedman, M. A (1970). Theoretical framework for monetary analysis. Journal of Political Economy, v.78, n. 2, p. 193-238. http://dx.doi.org/10.1086/259623

Isidore, C & Disis, J. (2021, 11 de novembro). Musk vendeu cerca de US$ 5 bilhões em ações da Tesla após enquete no Twitter.https://www.cnnbrasil.com.br/business/musk-vendeu-cerca-de-us-5-bi-em-acoes-da-tesla-apos-enquete-no-twitter/

Marin, J. (2022, 18 de abril). Elon Musk pode ter que fazer 'empréstimo' para comprar Twitter. https://www.tecmundo.com.br/mercado/237229-elon-musk-ter-fazer-emprestimo-comprar-twitter.htm

Miranda, P. (2022, 25 de abril 25). Elon Musk compra Twitter por US$ 44 bilhões. Como ficam as ações da empresa? https://jcconcursos.com.br/noticia/brasil/elon-musk-compra-twitter-por-us-44-bilhoes-como-ficam-acoes-da-empresa-94603

Rosa, G. S. (2022, 21 de abril). Elon Musk quer colocar US$ 21 bilhões do próprio bolso para comprar Twitter. https://tecnoblog.net/noticias/2022/04/21/elon-musk-quer-colocar-us-21-bilhoes-do-proprio-bolso-para-comprar-twitter/

FORBES (2022, 08 de julho). Elon Musk desiste de acordo para comprar o Twitter. https://forbes.com.br/forbes-money/2022/07/elon-musk-desiste-de-compra-do-twitter-diz-que-empresa-violou-termos-do-acordo/

G1 (2022, 04 de abril). Elon Musk cogitou criar rede social para promover liberdade de expressão dias depois de comprar parte do Twitter.

https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2022/04/04/elon-musk-cogitou-criar-rede-social-para-promover-liberdade-de-expressao-dias-depois-de-comprar-parte-do-twitter.ghtml

G1 (2022, 25 de abril). Elon Musk compra o Twitter: o que se sabe até agora e quais são os próximos passos. https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2022/04/25/elon-musk-compra-o-twitter-o-que-se-sabe-ate-agora.ghtml

G1 (2022, 08 de julho). Elon Musk desiste de comprar Twitter, e rede social promete batalha judicial. https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2022/07/08/elon-musk-deixa-negociacao-de-compra-do-twitter.ghtml

Jensen, M.C., & Meckling, W.H. (1976). Theory of the firm: managerial behavior, agency costs and ownership structure. Journal of Financial Economics, 3(4), pp. 305-360. https://doi.org/10.1016/0304-405X(76)90026-X

Lopes, A.B. (2004). A Teoria dos Contratos, Governança Corporativa e Contabilidade. In: Iudícibus, S. L., Lopes, A. B. Teoria avançada da contabilidade. São Paulo: Atlas.

Simon, H. A. (1955) A behavioral model of rational choice. The Quarterly Journal of Economics, v. 69, n. 1, pp. 99-118. https://doi.org/10.2307/1884852

Sunder, S. (2015). Theory of Accouting and Control. São Paulo: Atlas.

Site OLHAR DIGITAL (2018, 01 de outubro). Elon Musk é forçado a deixar presidência da Tesla por causa de um tweet. https://olhardigital.com.br/2018/10/01/pro/elon-musk-e-forcado-a-deixar-presidencia-da-tesla-por-causa-de-um-tweet/

Tesla. (2022). Securities and exchange commission. Form 10-k tesla inc. 2022. https://www.sec.gov/Archives/edgar/data/1318605/000095017022000796/tsla-20211231.htm

Twitter. (2022). Securities and exchange commission. FORM 10-Q. https://www.sec.gov/Archives/edgar/data/1418091/000141809122000147/twtr-20220630.htm

Wright, R., Balu, N., & Mathews, E. (2022, 04 de abril). Musk se torna maior acionista do Twitter após assumir participação de 9,2%. https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/04/elon-musk-vira-um-dos-maiores-acionistas-do-twitter.shtml

Referências das notas de ensino e sugestões de bibliografia:

Campos, S., & Costa, R. (2018). Teoria da agência, Stewardship e Stakeholders: um ensaio sobre sua relevância no contexto das organizações. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 8, n. 3, p. 77-91. https://doi.org/10.18028/rgfc.v8i3.5416

Davis, J. H., Schoorman, F. D., & Donaldson, L. (1997). Toward a stewardship theory of management. Academy of Management review, v. 22, n. 1, p. 20-47. https://doi.org/10.5465/amr.1997.9707180258

Donaldson, L., & Davis, J. H. (1991). Stewardship theory or agency theory: CEO governance and shareholder returns. Australian Journal of management, v. 16, n. 1, p. 49-64. https://doi.org/10.1177/031289629101600103

Fama, E. F. (1970). Efficient markets: a review of theory and empirical work. Journal of Finance, v.25, n. 2, p. 383-417. https://doi.org/10.2307/2325486

Fama, E. F. (1991). Efficient capital markets: II. Journal of Finance, v. 46 (5), pp. 1575-1617. https://doi.org/10.1111/j.1540-6261.1991.tb04636.x

Freeman, R. E. (1984). Strategic management: a stakeholder approach.

Boston: Pitman.

Friedman, M. A (1970). Theoretical framework for monetary analysis. Journal of Political Economy, v.78, n. 2, p. 193-238. http://dx.doi.org/10.1086/259623

Jensen, M.C., & Meckling, W.H. (1976). Theory of the firm: managerial behavior,

agency costs and ownership structure. Journal of Financial Economics, 3(4), pp. 305-360. https://doi.org/10.1016/0304-405X(76)90026-X

Scott, W. R. (2015). Financial Accounting Theory. 7 ed. Toronto: Pearson.

Simon, H. A. (1955) A behavioral model of rational choice. The Quarterly Journal of Economics, v. 69, n. 1, pp. 99-118. https://doi.org/10.2307/1884852

Sunder, S. (2015). Theory of Accouting and Control. São Paulo: Atlas.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Santo Lima, A. C., Pedroza Francisco, A., Silva de Almeida, N., & Lemes, S. (2024). MANTER OU VENDER? USO DE DIFERENTES TEORIAS PARA EXPLICAR COMPORTAMENTOS DE TOMADA DE DECISÃO DE INVESTIMENTO NO TWITTER E NA TESLA. Revista Mineira De Contabilidade, 25(1), 96–105. https://doi.org/10.51320/rmc.v25i1.1533

Edição

Seção

Casos de Ensino