Accountability na área cultural: uma investigação sobre a importância do registro contábil para o controle patrimonial dos acervos dos museus públicos

Autores

  • Luís Antônio do Nascimento Neco
  • Ivo Alves de Freitas
  • Francisco de Assis Carlos Filho
  • José Augusto de Medeiros Monteiro
  • Umbelina Cravo Teixeira Lagioia

Resumo

Este trabalho teve por objetivo identificar a percepção dos gestores culturais sobre a importância do registro contábil do acervo para o controle patrimonial dos museus públicos. Para consecução deste objetivo, foram enviados questionários a 2.510 museus, obtendose uma taxa de retorno de 2,07%, compreendendo 52 museus públicos brasileiros. Na análise dos resultados utilizou-se estatística descritiva e testes de correlação de Pearson. Quanto ao perfil dos respondentes, a maior parte pertence ao gênero masculino, trabalha
com vínculo empregatício na instituição, tem entre 1 e 3 anos de serviço e ocupa cargos de direção. Em 51,9% da amostra os controles adotados pela sua gestão não são suficientes; 86,5% concordaram que técnicas de gestão devam estar contempladas nos currículos dos gestores de instituições museológicas; e 94,2% dos gestores informaram que inventariar periodicamente o acervo das
instituições museológicas fortalece os mecanismos de controle patrimoniais. Os testes de correlação indicaram que os gestores dos museus estudados reconhecem que as técnicas por eles adotadas para controle dos seus acervos são limitadas e que a presença de registros contábeis nos museus pesquisados influencia seus controles patrimoniais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-09-22

Como Citar

Neco, L. A. do N., Freitas, I. A. de, Filho, F. de A. C., Monteiro, J. A. de M., & Lagioia, U. C. T. (2015). Accountability na área cultural: uma investigação sobre a importância do registro contábil para o controle patrimonial dos acervos dos museus públicos. Revista Mineira De Contabilidade, 1(53), 35–43. Recuperado de https://crcmg.emnuvens.com.br/rmc/article/view/196

Edição

Seção

Artigos científicos: