Informações de natureza contábil e gestão do caixa: Um levantamento sobre sua utilização pelas micro e pequenas indústrias de Marechal Cândido Rondon (PR)
Resumo
As micro e pequenas empresas vêm se destacando na economia nacional, porém apresentam baixa taxa de sobrevivência devido a sua fragilidade gerencial. Um dos principais problemas que estas empresas enfrentam é com a gestão do caixa, tomando decisões sem base em dados confiáveis. Partindo dessa realidade, o objetivo principal da pesquisa foi identificar quais as informações de natureza contábil são utilizadas pelas micro e pequenas indústrias da cidade de Marechal Cândido Rondon – Paraná. Também se buscou identificar o perfil destas indústrias e o perfil dos gestores. A pesquisa classifica-se quanto aos objetivos como exploratória, quanto aos procedimentos, como de levantamento e bibliográfica, e quanto à abordagem do problema, como qualitativa. A amostra foi constituída por micro e pequenas indústrias cadastradas no Setor de Alvará da Prefeitura Municipal, totalizando 212 empresas; destas foram descartadas 47 empresas individuais, 21 não localizadas na sede municipal, 14 que possuíam apenas alvará, 3 desativadas e 13 de médio e grande porte, restando uma amostra de 114 empresas, com obtenção de respostas de 89 indústrias, o correspondente a 78%. Os dados foram coletados por meio de questionário entregue nas indústrias. Os resultados apontam que as informações mais utilizadas na gestão do caixa são: o controle de caixa, monitoramento das contas a receber, controle das contas a pagar, consulta da área de compras à área financeira, análise de recursos a serem investidos em salários, análise da liquidez e da posição de caixa
para planejar o volume e a maneira certa para distribuir lucros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional