HABILIDADES POLÍTICAS EM ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

COMO SE DIFERENCIAM PELA EXPOSIÇÃO À DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v26i2.1724

Palavras-chave:

Habilidades Políticas, Comunicação Empresarial, Ciências Contábeis, Estudantes

Resumo

A comunicação e as habilidades políticas possuem papéis cruciais nas organizações, assim como as habilidades técnicas esperadas dos profissionais contábeis. À vista disso, órgãos reguladores, tanto nacionais quanto internacionais, explicitam a importância do desenvolvimento dessas competências durante o curso de Ciências Contábeis em suas diretrizes. Atentando-se a isso, este estudo buscou identificar as possíveis diferenças na habilidade política de estudantes de Ciências Contábeis a partir da exposição à disciplina de Comunicação Empresarial. Adicionalmente, buscou-se compreender como estão associadas as dimensões de Habilidade Política. Para tanto, foram coletados dados de 131 discentes de contabilidade que cursaram a disciplina de Comunicação Empresarial e 133 estudantes que não foram expostos a esta disciplina ou equivalente. Foram empregados os testes de diferença de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis para as variáveis e para as dimensões de Habilidade Política, após uma Análise Fatorial Confirmatória confirmar a consistência dos indicadores fatoriais. As análises adicionais foram realizadas através do coeficiente de Spearman. Os achados sugerem que a disciplina de Comunicação Empresarial não necessariamente impacta no desenvolvimento de melhores habilidades políticas, visto que aqueles que não a cursaram, se mostraram mais socialmente astutos, enquanto nas outras dimensões não houve diferença significativa. Além disso, as análises adicionais indicaram que os fatores de habilidade política são complementares, dado que todos estavam associados significativamente entre si de forma positiva. A pesquisa contribui para a literatura ao mitigar uma lacuna de pesquisa, além de apresentar implicações para as matrizes curriculares dos cursos de Ciências Contábeis.

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Biografia do Autor

Ricardo Adriano Antonelli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor e Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco (UTFPR). Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Desenvolvimento para Ambiente de Internet utilizando Orientação a Objetos, Java e Banco de Dados pela UTFPR. Experiência nas áreas de Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis, com ênfase em contabilidade gerencial, sistemas de informações, análise financeira, perícia contábil, ensino em contabilidade, implantação de sistemas de informação e programação Java. Perito Judicial desde o ano de 2011 atuando em causas cíveis e bancárias.

Alison Martins Meurer, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto do Magistério Superior da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do MBA em Gestão Tributária para Cooperativas e vice-coordenador do MBA em ESG (UFPR). Doutor em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Avaliador de periódicos de Administração e Contabilidade e de congressos nacionais e internacionais de Contabilidade. Possui interesses de pesquisa nas áreas de Ensino e Pesquisa em Contabilidade, Tecnologia em Contabilidade, Evidenciação Contábil e Contabilidade Tributária. Membro do Laboratório de Educação e Pesquisa Contábil (LEPEC). Integrante da Comissão dos Coordenadores e Professores de Cursos de Ciências Contábeis e Comissão de ESG do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná - CRC PR. E-mail: alisonmeurer@ufpr.br

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Publicado

2025-10-24

Como Citar

Stainsack do Rosário, F., Pupo dos Santos, J. V., Antonelli, R. A., & Martins Meurer, A. (2025). HABILIDADES POLÍTICAS EM ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: COMO SE DIFERENCIAM PELA EXPOSIÇÃO À DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. Revista Mineira De Contabilidade, 26(2), 24–37. https://doi.org/10.51320/rmc.v26i2.1724

Edição

Seção

Artigos científicos: