Reconhecimento e divulgação de receitas: uma análise da aderência ao CPC 30 pelas empresas pertencentes aos setores de maior representatividade no índice Bovespa

Autores/as

  • Rodrigo Toledo UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)
  • Márcia Bianchi UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) http://orcid.org/0000-0002-7716-2767
  • Romina Batista de Lucena de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)

Resumen

Com a promulgação da Lei nº. 11.638/2007, as empresas brasileiras foram obrigadas a atender aos princípios contábeis aprovados pelo International Accounting Standards Board (IASB) por meio do International Financial Reporting Standards (IFRS), com o intuito de apresentar
suas demonstrações financeiras de acordo com os padrões internacionais. Esta pesquisa visa verificar as práticas relacionadas ao reconhecimento e divulgação de receitas determinadas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) (CPC 30) de empresas pertencentes à carteira teórica do índice Bovespa. Para tanto, foi analisada a composição do índice Bovespa do período janeiro-abril de 2014, e selecionadas as empresas com maior volume financeiro,
excetuando-se instituições financeiras. Esta amostra gerou uma seleção de 13 empresas, que representam 36,9% do índice. Após, foram analisadas as Demonstrações Financeiras divulgadas para os exercícios findos no período de 2008 a 2013. A pesquisa tem caráter qualitativo, descritivo e documental, e foi analisado o cumprimento dos critérios para reconhecimento de receitas determinados pelo CPC 30. Destaca-se que o critério que trata da transferência
dos riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens ao comprador foi o que teve maior divulgação no período analisado, com 77% das empresas em 2008 e 100% em 2013. Já os critérios que tratam sobre a confiabilidade da mensuração do valor da receita e sobre a probabilidade da fruição dos benefícios econômicos associados à transação para a
entidade também tiveram maior adoção desde 2008, com 38% em ambos os critérios, e em 2013, 100% e 92%, respectivamente. Considerando os resultados obtidos na análise infere-se que as empresas compreendidas neste estudo adotam práticas aderentes aos princípios de reconhecimento de receitas estabelecidos pelas normas internacionais, demonstrando que a
implantação das melhores práticas em contabilidade foi feita de maneira efetiva. Esse processo gera maior segurança aos usuários das informações contábeis, principalmente em decisões de investimento.

 

Palavras-chave: Reconhecimento de Receitas. Comitê de Pronunciamentos Contábeis. CPC 30. IFRS.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Toledo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)

Especialista em Controladoria de Gestão
pelo NECON/UFRGS. Graduado em Ciências
Contábeis pela UFRGS. Graduado em
Administração pela EA/UFRGS.

 

Márcia Bianchi, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)

Doutora em Economia do Desenvolvimento
(UFRGS). Professora do Departamento de
Ciências Contábeis e Atuariais (UFRGS).
Professora do PPGCONT da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

http://lattes.cnpq.br/0461322489692161

Romina Batista de Lucena de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)

Doutora em Economia do Desenvolvimento
(UFRGS). Professora do PPGCONT da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS).

Archivos adicionales

Publicado

2016-08-31

Cómo citar

Toledo, R., Bianchi, M., & Souza, R. B. de L. de. (2016). Reconhecimento e divulgação de receitas: uma análise da aderência ao CPC 30 pelas empresas pertencentes aos setores de maior representatividade no índice Bovespa. Revista Mineira De Contabilidade, 17(2), 5–18. Recuperado a partir de https://crcmg.emnuvens.com.br/rmc/article/view/276

Número

Sección

Artigos científicos: