ORIENTANDO/ORIENTADOR IDEAL E SENTIMENTOS PERCEBIDOS DURANTE O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v25i1.1488

Palabras clave:

Relação orientador-orientando, Sentimentos, Ciências Contábeis, Orientação, Trabalho de Conclusão de Curso

Resumen

Com esta pesquisa objetivou-se compreender as características ideais e os sentimentos percebidos pelos orientadores e orientandos durante o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para tanto, foram ouvidos professores orientadores e egressos do curso de Ciências Contábeis de uma instituição pública de ensino superior da região Sul do Brasil. As evidências, colhidas a partir de entrevistas semiestruturadas com seis orientadores e cinco orientandos, passaram por uma análise de conteúdo, constatando-se indicativos de que, no processo de escolha de orientadores e orientandos, é valorizada a similaridade com a linha de pesquisa do docente. Quanto às características de um bom orientador, identificam-se o comprometimento, a disponibilidade e a organização do processo de orientação. Já para um bom orientando, as características consistiram na autonomia, disponibilidade, dedicação e vontade em desenvolver a pesquisa. Quando os orientadores observam essas características em um orientando, expressam-se orgulho, gratificação, alívio e felicidade. Por sua vez, quando isso não é observado, vivenciam-se frustração, angústia, impotência e tristeza. Os orientandos, ao perceberem tais características em seus orientadores, sentem-se aliviados, confiantes, realizados, gratos e satisfeitos. Do contrário, o desespero, a decepção, a raiva, a impotência e o abandono são sentidos. O estudo apresentou, ainda, diferentes implicações: (i) revela a importância de os discentes destinarem atenção ao TCC desde o início da construção da pesquisa; (ii) auxilia ambas as partes a conhecer as expectativas geradas nesse processo; e (iii) revela a importância de um processo formal de orientação dos estudantes, ocupando carga horária dos docentes.

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Biografía del autor/a

Matheus Gonçalves Zadra Pacheco, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Bacharel em Contabilidade – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Sonny Rogerio Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Bacharel em Contabilidade – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Rayane Camila da Silva Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora colaboradora – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutoranda em Contabilidade – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Alison Martins Meurer, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Paraná – UFPR

Doutor em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Citas

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Pacheco, M. G. Z., Camargo, S. R., Souza, R. C. da S., & Meurer, A. M. (2024). ORIENTANDO/ORIENTADOR IDEAL E SENTIMENTOS PERCEBIDOS DURANTE O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Revista Mineira De Contabilidade, 25(1), 24–37. https://doi.org/10.51320/rmc.v25i1.1488

Número

Sección

Artigos científicos: