ENSINO REMOTO NA CONTABILIDADE:
DIFICULDADES E ADAPTAÇÕES DOS PROFESSORES E ESTUDANTES NA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v23i2.1363Palabras clave:
Ensino remoto, Ciências contábeis, Representações Sociais, TALP, Percepções sobre o ensinoResumen
O ensino remoto transformou as atividades pedagógicas pela utilização massiva dos recursos tecnológicos no ensino durante a pandemia. A pandemia do coronavírus trouxe desafios para os professores e estudantes do ensino superior: estabelecer uma conexão entre a rotina do isolamento social e a continuidade da aprendizagem com o ensino remoto. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção dos professores e estudantes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Maranhão, identificando as dificuldades e adaptações enfrentadas no ensino remoto durante a pandemia. Aplicou-se um questionário combinando métodos de coleta projetiva, utilizando estímulo indutor e perguntas abertas. Fora coletadas respostas de 19 professores e 69 estudantes de dois campi da universidade entre maio e julho de 2020. A análise cruzada dos dados permitiu associações e inferências relacionais entre as evocações dos participantes. Fez-se uso da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 2004) utilizando a Técnica de Análise Livre de Palavras (Vergès, 1992). Dentre as análises aplicadas realizou-se a lematização das matrizes de conteúdo; Análise de Similitude utilizando grafos e Análise Prototípica. Os resultados da análise da frequência de palavras (f) e da Ordem Média de Evocação (OME) evidenciaram similaridades entre a percepção dos professores e estudantes nos núcleos centrais das representações sociais. Os professores evocaram predominantemente os termos: “desafios” (f=8) e “flexibilidade” (f=7), enquanto os estudantes evocaram “internet” (f=23), “disciplina” (f=17) e “usar tecnologia” (f=11). Os resultados representam preocupações de ambos os atores quanto à forma e a estrutura de acesso para as aulas remotas, refletindo problemas de infraestrutura tecnológica e necessidade de qualificação imediata.
Descargas
Citas
[MEC] Ministério da Educação e Cultura. Medida Provisória no 934, de 1o de abril de 2020 (2020). Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei no 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Brasília/DF.
[MEC] Ministério da Educação e Cultura. Portaria no 343 de março de 2020, Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meio digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. (2020). Brasil: Brasília/DF.
Abric, J.-C. (2005). La recherche du noyau central et de la zone muette des représentations sociales. In Jean-Claude Abric (Org.), Méthodes d’étude des représentations sociales (p. 59–80). Toulouse, France: Érès. https://doi.org/https://doi.org/10.3917/eres.abric.2003.01.0059
Almeida, M. E. B. de. (2003). Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, 29(2), 327–340. Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=29829210
Alves, E. J., Castro, F. de J., Vizolli, I., Arantes Neto, M. de S., & Nunes, S. G. da C. (2020). Impactos da Pandemia CoViD-19 na Vida Acadêmica dos Estudantes do Ensino a Distância na Universidade Federal do Tocantins. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, 4(2), 19–37. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n2p19
Arruda, J. S., & Siqueira, L. M. R. de C. (2021). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Revista do PEMO, 3(2), 1–12. https://doi.org/https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.4292
Barbosa, A. M., Viegas, M. A. S., & Batista, R. L. N. F. F. (2020). Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, 25(51), 255–280. https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p255
Bispo, P. A. (2020). Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação Superior em tempos de Pandemia: os novos desafios no enfrentamento ao Ensino Remoto. Revista Fatec de Tecnologia e Ciências RFTC, 4(2004), 1–16.
Broilo, L., & Broilo Neto, G. (2021). Pandemia 2020 e a EaD: o impacto do Covid-19 no ensino brasileiro. Educação, Cultura e Comunicação (Eccom), 12(23), 139–150.
Correia, J. C., & Joia, L. A. (2014). A Representação Social das Competências Essenciais aos CIOs sob a Perspectiva dos Profissionais de TI. Encontro da ANPAD - EnANPAD, 38, 1–16.
Coutinho, M. da P. de L., & Bú, E. do. (2017). A técnica de associação livre de palavras sobre o prisma do software tri-deux. Revista Campo do Saber, 3(1), 219–243.
Donato, S. P., Ens, R. T., Favoreto, E. D. de A., & Pullin, E. M. M. P. (2017). Abordagem estrutural das representações sociais: da análise de similitude ao grupo focal, uma proposta metodológica. Educação e Cultura Contemporânea, 14(37), 367–394. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20170053
Farinha, C. A. (2020). Os Modos de Vida e a Quarentena da CoViD-19. Brazilian Journal of Policy and Development, 2(4), 147–163. https://doi.org/10.52367/brjpd.2675-102x.2020.2.4.147-163
Guerra, G. C. M., Shinzaki, K., Ichikawa, E. Y., & Sachuk, M. I. (2011). A representação social da profissão de contador na perspectiva dos profissionais da contabilidade. Revista de Contabilidade e Organizações, 5(12), 157–171. https://doi.org/10.11606/rco.v5i12.34799
Martins, B. A., & Rangni, R. de A. (2020). A COVID-19 sob a ótica de professores da educação superior no Brasil. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), 6, 1–17. https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1407
Morais, I. B. de A., Carvalho, G. C. G., & Brito, M. do C. A. (2020). South American Development Society Journal. South American Development Journal Society (SADSJ ), 6(18), 191–205. https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v3i7p50-67
Moreira, J. A. M., Henriques, S., & Barros, D. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia Moving. Revista Dialogia, (34), 351–364.
Moscovici, S. (2004). La psychanalyse, son image et son public. Paris cedex 14, France: Presses Universitaires de France. https://doi.org/10.3917/puf.mosco.2004.01
Pereira, F. da C., Lopes, T. de A. M., Bortoluzzi, V. I., Londero, F. T., & Marques, I. L. (2020). UFN Digital e o ensino remoto em 2020: planejamento administrativo-pedagógico e desenvolvimento das atividades acadêmicas. Disciplinarum Scientia - Ciências Sociais Aplicadas, 16(2), 31–45. https://doi.org/10.37778/dscsa.v16i2.3648
Rabaiolli, J., & Hansen, F. (2020). Experiências em ensino remoto de publicidade e propaganda na pandemia da Covid-19. Comunicação & Educação, 25(2), 169–183. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p169-183
Sallaberry, J. D., Santos, E. A. dos, Bagatoli, G. C., Lima, P. C. M., & Bittencourt, B. R. (2020). Desafios docentes em tempos de isolamento social: estudo com professores do curso de Ciências Contábeis. Revista Docência do Ensino Superior, 10, 1–22. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24774
Santos, E. A. dos, Campos, G. H. F. de, Sallaberry, J. D., & Santos, L. M. R. dos. (2021). Experiências com o ensino remoto e os efeitos no interesse e na satisfação dos estudantes de ciências contábeis durante a pandemia da SARS-CoV-2. Revista Gestão Organizacional RGO, 14(1), 356–377. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5711
Santos, G. A. dos, & Mendonça, M. de M. S. (2021). Pandemia e o Ensino Remoto: uma reflexão acerca da vivência afetivo-emocional dos estudantes. Revista Educação e Humanidades, 2(1), 110–131.
Santos Junior, V. B. dos, & Monteiro, J. C. da S. (2020). Educação e CoViD-19: As Tecnologias Digitais mediando a aprendizagem em tempos de Pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, 2(1), 01–15. https://doi.org/10.46375/encantar.v2.0011
Saraiva, K., Traversini, C., & Lockmann, K. (2020). A educação em tempos de COVID-19 : ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, 15(e2016289), 1–24. https://doi.org/https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094
Schmitt, D. C., Bugalho, D. K., & Kruger, S. D. (2021). Percepções docentes e às estratégias de ensino-aprendizagem durante o isolamento social motivado pelo COVID-19. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 20, e3133. https://doi.org/10.16930/2237-7662202131331
Souza, A. A. de, Martins, M. M. N. da S., Nascimento, L. M., Pinto, S. M. da C., & Ribeiro, S. F. (2020). O Lockdown da Covid-19 e a busca por uma vida acadêmica numa universidade pública em 2021. Revista Científica (REN9VE) Campus XIX - UNEB, 1(1), 7–19. https://doi.org/10.52302/ren9ve.2679-0479.2020.v1.n1.7
Tavares, D. W. da S., Brito, R. C. de, Córdula, A. C. C., Silva, J. T., & Neve, D. A. de B. (2014). Protocolo verbal e teste de associação livre de palavras: perspectivas de instrumentos de pesquisa introspectiva e projetiva na ciência da informação. Ponto de Acesso, 8(1), 64–79.
Vergara, S. C. (2016). Projetos e relatórios de pesquisa em administração (16 ed.). São Paulo: Atlas Editora.
Vergès, P. (1992). L’evocation de l’argent: Une méthode pour la définition du noyau central d’une représentation. / The evocation of money: A method for defining the central core of a representation. Bulletin de Psychologie, 45(405), 203–209.
Vergès, P., Tyszka, T., & Vergès, P. (1994). Noyau central, saillance et proprietés structurales. Papers on Social Representations. Papers on Social Representations - Textes sur Représentations Sociales.
Wachelke, J., & Wolter, R. (2011). Criteria related to the realization and reporting of prototypical analysis for social representations. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(4), 521–526. https://doi.org/10.1590/S0102-37722011000400017
Descargas
Publicado
Versiones
- 2023-11-30 (2)
- 2022-08-30 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Cleber Augusto Pereira, Walter Saraiva Lopes, Pablo Francisco Sousa Carvalho, Maria Daniela Alves Bezerra, Bárbara Alencar da Silva Mota
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional