PRÁTICAS DE CONTABILIDADE GERENCIAL ADOTADAS POR SUBSIDIÁRIA BRASILEIRA DE INDUSTRIA ALEMÃ DE GRANDE PORTE
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n3t05Palabras clave:
Gestão competitiva; Contabilidade gerencial; Gestão estratégica de custosResumen
O objetivo do estudo é investigar a utilização de práticas de contabilidade gerencial (CG) na gestão de uma subsidiária brasileira, de indústria alemã de grande porte, identificando os benefícios esperados em determinadas decisões operacionais. O estudo oportuniza avaliar a aderência da empresa ao enfatizado pela literatura quanto à utilidade de tais práticas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, cujos dados foram coletados no primeiro semestre de 2015, utilizando a técnica de pesquisa de profundidade in loco, mediante entrevistas com gestores, especialistas e analistas da empresa. A análise dos dados se deu de forma qualitativa e quantitativa, via cálculo do Ranking Médio das assertivas postas na forma de escalas do tipo Likert. Constatou-se que são utilizadas as 16 práticas elencadas, com diferentes graus de intensidade. Também, que as práticas tradicionais de CG são as mais utilizadas, destacando-se o orçamento anual e o custo padrão, em relação às contemporâneas como ABC, custo-meta, análise ABM, e determinantes de custos. Também foi verificado que a percepção do benefício das práticas tradicionais é maior do que das contemporâneas.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Versiones
- 2020-12-16 (2)
- 2019-12-20 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Letícia Jaqueline Hartz, Marcos Antônio de Souza, Débora Gomes de Gomes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional