DISCLOSURE AMBIENTAL: UM ESTUDO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DE EMPRESAS POTENCIALMENTE POLUIDORAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n1t02Keywords:
Disclosure Ambiental. Demonstrações Contábeis. Gestão Ambiental.Abstract
As emergentes discussões acerca dos processos de gestão ambiental e social corporificam um desafio para a Contabilidade à medida que as informações tradicionais de caráter econômico e financeiro passam a estar intimamente relacionadas à maneira como as organizações avaliam e gerenciam seus impactos ambientais e sociais, fortalecendo novas práticas de disclosure. Desse modo, e considerando a Lei 10.165/2000, este estudo tem por objetivo analisar se as empresas listadas na BM&FBOVESPA que pertencem as atividades potencialmente poluidoras classificadas no Pp/Gu como de nível Aalto e Alto estão evidenciando informações ambientais em suas demonstrações financeiras. Fundamentado em uma abordagem de natureza qualitativa e de caráter descritivo, a partir de uma análise documental, foram analisados 672 demonstrações no período de dois anos de 42 empresas, identificando 1.153 repetições de termos relativos à divulgação de informações de caráter ambiental. As análises evidenciaram que a maior parte de tais informações está presente no Relatório da Administração, e, que as demonstrações contábeis mais descritivas possuem maior evidenciação ambiental. Conclui-se que o disclosure ambiental das empresas atuantes em setores potencialmente poluidores configura uma prática crescente e em desenvolvimento em que se fazem necessários novos estudos e olhares, visando maior aprofundamento e compreensão.
Downloads
Downloads
Published
Versions
- 2020-12-16 (3)
- 2018-04-20 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Karine de Oliveira Ozio, Octavio Gomes do Carmo, Luciano Gomes dos Reis, Jaqueline dos Santos Ferrarezi, Karina Rocha Henriques Gehlen
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional