Tendência empreendedora nos discentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior
Abstract
Ao considerar que o perfil empreendedor das pessoas pode ser desenvolvido com base na potencialização de algumas habilidades preexistentes e na melhoria de novas habilidades por meio das universidades, que têm um papel primordial na formação de futuros empreendedores, o objetivo principal deste trabalho foi evidenciar uma análise da tendência empreendedora nos discentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau – FURB (SC). A pesquisa foi feita nos meses de junho e julho de 2016, constituindo-se na aplicação de questionários a 173 discentes dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis da FURB. Para avaliação dos dados, foram utilizadas a análise descritiva e a Análise de Correspondências Múltiplas (ANACOR) por meio do software estatístico SPSS. Na análise descritiva, com a pontuação média alcançada e esperada, a tendência identificada nos cursos de Administração e Ciências Contábeis foi a Necessidade de Sucesso. Com a ANACOR, os achados mostram a predominância de tendências empreendedoras nos alunos do Curso de Administração com destaque para Necessidade de Autonomia, e na sequência, com a Propensão a Riscos e Tendência Criativa. Na análise do Curso de Ciências Contábeis pela ANACOR não foi possível destacar associação forte com as características apresentadas. O gênero feminino, em ambos os cursos, apresentou fortes associações com as características empreendedoras.
Palavras-chave: Tendência Empreendedora. Discentes. Administração e Ciências Contábeis.
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