Nível de evidenciação das demonstrações contábeis dos clubes brasileiros de futebol
Abstract
O objetivo do presente estudo foi identificar o nível de cumprimento das exigências estabelecidas na Resolução CFC nº. 1.429/2013 pelos principais clubes do futebol brasileiro. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, documental e com abordagem quantitativa com dados do período de 2007 a 2013. A amostra foi intencionalmente definida com 16 das 20 agremiações de futebol que participam do Clube dos Treze. Fez-se uma análise de conteúdo das demonstrações contábeis e notas explicativas, com base em checklist elaborado a partir dos requisitos da resolução supracitada. Observou-se nível médio de atendimento de 56,38%, demonstrando a necessidade de melhoria da transparência das demonstrações contábeis. Verificou-se, ainda, uma tendência de melhorias marginais no nível de evidenciação e transparência dos clubes. O que apresentou melhor nível de evidenciação foi o Internacional e o Bahia, a organização que expôs menor nível de divulgação dos itens mínimos nos termos das normas vigentes.
Palavras-chave: Clubes de futebol. Resolução CFC 1.429/2013. Evidenciação contábil.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional