Contabilidade no império do sol
Abstract
A presente comunicação é fruto de pesquisa bibliográfica sobre aspectos contábeis do povo Inca. A abordagem reúne aspectos históricos quanto à formação do império Inca e uma breve descrição dos aspectos culturais deste povo. Sendo um dos principais povos Pré-Colombianos, os Incas desempenharam papel relevante, tanto na história da América Latina, quanto na influência que exerceu na cultura Espanhola. Do ponto de vista da abordagem contábil, procurou-se ênfase na forma dos registros contábeis deste povo, através dos Kipus e da importância dos seus contabilistas - os Kipucamayocs, na cultura e na construção do império Inca. As considerações finais desta comunicação revelam aspectos de conhecimentos contábeis até hoje desconhecidos pela maioria dos historiadores contábeis; a partir de uma análise profunda e de uma abordagem que podemos denominar de lógico-racional e de aplicação do princípio de similaridade com o conhecimento contábil de nossos dias, foi possível resgatar não somente a forma de registro contábil desta civilização, mas também provar que havia um vasto conhecimento contábil, até certo ponto bastante secreto, que continha características científicas e matemáticas de controle patrimonial e de sistemas de escrituração contábil eficientes.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional