Custo Meta: Uma solução para a falta de custeio dos produtos nas micro e pequenas Empresas
Abstract
O cenário atual no qual as empresas estão inseridas é constantemente banhado por diversas técnicas que visam auxiliar os gestores no custeio e na precificação dos produtos. Muitas dessas técnicas são utilizadas, até mesmo com grande freqüência, pelas empresas de médio e grande porte que possuem em suas estruturas um bom banco de dados capaz de trazer informações, a qualquer momento, sobre custos dos produtos, preço de venda, margem de contribuição, etc. Infelizmente essa realidade da utilização das técnicas e metodologias de custeio não ocorre nas micro e pequenas, pois estas acabam enviando seus produtos ao mercado sem saber o custo do produto, a margem que o mesmo dará e se trará a rentabilidade desejada nos negócios. Partindo da premissa de que as Micro e Pequenas Empresas não mensuram os custos dos produtos que possuem, principalmente quando confeccionam seus planos de negócios, este estudo indica, para estas empresas, a utilização do Custo Meta ou Custo Alvo conhecido também pela sigla americana Target Cost; pois, como é sabido que essas empresas precificam seus produtos através do preço de mercado, a utilização do Custo Meta vem ao encontro da sistemática de preço adotada por essas empresas e obriga os gestores a quantificar os componentes de custos para chegar no custo máximo permitido.
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