Auditoria e Consultoria: é possível mantê-las com independência?
Abstract
Vivemos em uma economia globalizada, em que as empresas valem milhões de dólares e o que acontece em um mercado regional pode afetar a economia de todo o planeta, causando impacto nos mercados financeiros. O custo do dinheiro para financiar as atividades dessas empresas está cada vez mais caro, e o mercado financeiro cada vez mais inseguro no tocante à liberação de recursos; sendo assim, essas companhias procuram vender suas ações, prometendo uma política de dividendos justa e outros benefícios, a fim de conseguir recursos a preço acessível para poder financiar suas atividades. As pessoas que compram essas ações apóiam-se basicamente nas demonstrações contábeis da companhia, que são auditadas por profissionais de contabilidade, que por sua vez, emitem um parecer sobre a veracidade e idoneidade daquelas informações, que, muitas vezes, norteiam o investidor sobre qual decisão deverá tomar. Percebe-se claramente que a figura do profissional de contabilidade é muito importante para o mercado financeiro e para os investidores, pois ambos apóiam-se nas demonstrações contábeis das companhias para a tomada de suas decisões. Tão importante quanto a figura do profissional de contabilidade é a conduta ética, moral e profissional em que ele se apóia para conclusão do seu trabalho. A presente análise visa evidenciar a importância da independência e da ética para o profissional de contabilidade, principalmente na posição de auditor independente, sua importância para o mercado financeiro e a sociedade e, ainda, apresentar sugestões para o modelo atual de controle de qualidade dos serviços prestados pelo profissional de contabilidade no exercício de sua função de auditor independente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional