Contabilidade inclusiva: uma necessidade especial
Abstract
Vivemos um momento de inegáveis mudanças e transformações, de muitas instabilidades, mas também de muitas oportunidades. Em momentos de crise, ressaltam-se as deficiências de todas as ordens, sobretudo as facultadas ao homem. Contudo os ditos "deficientes" cada vez mais estão ocupando (oureocupando) o lugar que lhes pertence por direito: a "normalidade" social. Para essa constatação, não é preciso ir muito longe, basta lançar um olhar sobre a literatura, música, esportes, ciências e demais campos de atuação cultural e científica da humanidade para depararmos com muitos dos ditos "deficientes", em evidência, apesar de excluídos socialmente. Nas últimas Olimpíadas, nossos atletas paraolímpicos ganharam mais medalhas, de ouro e prata, do que os atletas "normais". Então me pergunto : O que é a normalidade? Como todo processo social, a educação também acontece de forma gradativa. Sendo assim, para que a tão sonhada "inclusão socioeducacional" aconteça, é necessário paciência e ação. Uma vez que a inclusão dos "portadores de necessidades especiais" ocorre nos vários espaços de socialização do homem (teatros, cinemas, restaurantes), é hora de os "bancos escolares" se permitirem cumprir o dever social de tornar a educação acessível a todos. Lanço, então, algumas reflexões sobre o ensino (sobretudo o superior) da Contabilidade no cenário dos ditos "deficientes", istoé , dos indivíduos "portadores de necessidades especiais". Este trabalho não pretende revolucionar o ensino, mas tem o compromisso de ser um instrumento de "fazer pensar" sobre um novo enfoque da Contabilidade : A "Contabilidade inclusiva". Nessas reflexões, aponto diretrizes para fomentar o ensino superior de Contabilidade de forma didaticamente eficiente, soberanamente imprescindível e socialmente justa e responsável.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional