EARNINGS MANAGEMENT – ESTRATÉGIA GERENCIAL CRIATIVA
Abstract
A expressão 'Earnings Management' tem sido usada para explicar técnicas adotadas pelas corporações para modificar os resultados e outros itens do balanço patrimonial e financeiro. No nosso país tem sido traduzida como ‘Contabilidade Criativa’, expressão que não parece satisfatória, pois esses atos criativos são praticados principalmente pelos executivos e administradores, de forma ética e legal, mas principalmente com o objetivo de praticar fraudes, prejudicando a própria empresa ou terceiros, com ou sem conhecimento do contador. Por isso, adotamos o título 'Gestão Estratégica Criativa' pois a Contabilidade, como técnica e como ciência, não se presta à prática de tais atos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional