A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA PMEs : UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE LIQUIDEZ SOB O ENFOQUE NEOPATRIMONIALISTA
Abstract
A Contabilidade enquanto ciência tem como objeto de estudo o patrimônio das células sociais (empresas e instituições). Objetivamente ela fornece aos usuários informações que contribuem às tomadas de decisões. Enquanto técnica (arte) fornece ferramentas (análise das demonstrações contábeis, análise custo/volume/lucro, análise de projetos e investimentos e etc.) que possibilitam a uma melhor tomada de decisões. A partir deste contexto, o presente artigo tratará da análise contábil, a partir da Teoria Neopatrimonialista, com foco no sistema de liquidez e sua contribuição como técnica aplicável à gestão empresarial, sobretudo em PME´s que conforme pesquisa do SEBRAE tem como algumas das principais causas de fechamento questões ligadas ao sistema de liquidez.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional