Os impactos dos custos de transação na estratégia competitiva: uma abordagem à luz da economia dos custos de transação e o modelo de posicionamento de Porter
Abstract
A presente pesquisa objetivou apresentar alguns conceitos que permitam reflexões sobre os impactos dos custos de transação nas estratégias de posicionamento das empresas. Partindo da premissa de que firmas com maior incerteza e especificidades de ativos necessitam de contratos mais completos para
evitar comportamentos oportunísticos (POHLMANN et al. 2004; IUDÍCIBUS e LOPES, 2004), serão apresentados alguns conceitos que demonstram a relação dos custos de transação com as estratégias competitivas propostas por Porter (1989).
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com ênfase nos estudos de Pohlmann et al. (2004) e Porter (2004). Conclui-se que a complexidade das transações influencia os modelos de governança e de posicionamento das organizações, sugerindo-se mais pesquisas sobre o tema.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional