Target Costing para formação do preço de venda em produção por encomenda: o caso de uma indústria de plásticos moldados
Abstract
A competitividade entre as empresas e as exigências dos clientes por bens e serviços que se ajustem às suas necessidades reforçam o conceito de que a
estratégia de formação de preços passou a ser fator determinante para a sobrevivência das companhias. O Target Costing se caracteriza como um instrumento de planejamento de custos e de resultados estratégicos utilizado para ajudar as empresas a obter uma margem de contribuição objetivada, pois prevê que o preço de venda acompanha a capacidade de pagamento dos
consumidores e ao mesmo tempo atende a margem de retorno desejada. Nesse aspecto, o estudo tem por objetivo apresentar a aplicação da metodologia do Target Costing em uma indústria de produção por encomenda. Os procedimentos metodológicos consistiram de uma pesquisa exploratória, realizada por meio de um caso centrado em uma empresa brasileira fabricante de peças de plásticos moldados sob encomenda. Para coleta de dados, foram utilizadas entrevista estrutural e pesquisa participante realizadas em outubro de 2008. O artigo se
inicia com a apresentação dos aspectos conceituais da gestão estratégica de custos e dos métodos de formação do preço de venda; após, aborda-se o método do Target Costing e da Engenharia de Valor; a seguir, mostram-se
algumas das características das empresas de produção por encomenda e a aplicação no segmento de plásticos moldados. Os resultados da pesquisa evidenciaram uma redução de 25% nos custos totais de produção com a utilização da metodologia do Target Costing, com destaque para a redução do custo do processo de moldagem dos produtos e do custo de mão de obra,
com 74% e 83% de redução, respectivamente. A partir disso foi possível reduzir um custo unitário estimado por produto de R$ 146,32 para R$ 108,85.
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