Análise da relação entre endividamento e rentabilidade em empresas do setor de energia elétrica listadas na BM&FBOVESPA
Abstract
A composição da estrutura de capital tem sido foco de grande quantidade de estudos teóricos e empíricos. Sendo assim, o presente trabalho objetivou verificar o tipo de relação e o nível desta, entre o endividamento e a rentabilidade de 35 empresas do setor elétrico listadas na BM&FBOVESPA, nos anos de 2005 a 2009, cuja atividade-fim é a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
A pesquisa caracteriza-se como descritiva baseada em análise documental e quantitativa. Os resultados encontrados indicam a existência de uma correlação negativa entre o endividamento e o retorno das empresas analisadas. Os resultados obtidos dão apoio aos argumentos defendidos na Teoria do Pecking Order. A regressão realizada com os dados dos 5 anos analisados mostrou um R²
Ajustado baixo, o que demonstra que o endividamento é um dos fatores que influenciam a rentabilidade, entretanto divide esse papel com outras variáveis.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional