A formação continuada do corpo docente e sua importância para a pesquisa: um estudo empírico das IES Públicas – UEMS e UFGD – dos cursos de Contabilidade de Mato Grosso do Sul
Resumo
O desenvolvimento do corpo docente nas universidades representa um assunto importante para o ensino da Contabilidade, pois a formação continuada desses professores torna a pesquisa nos cursos de Ciências Contábeis muito mais
produtiva e abrangente, alargando o campo de conhecimento para o estudo contábil. O presente trabalho tem como objetivo discutir a pesquisa no ensino da Contabilidade e apresentar o grande aumento nos últimos anos dos cursos de Mestrado e Doutorado nessa área. O estudo apresenta também, como
complemento aos objetivos do trabalho, um levantamento do corpo docente das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Estado de Mato Grosso do Sul – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade Federal
da Grande Dourados (UFGD). A metodologia foi norteada no primeiro momento por uma pesquisa bibliográfica que aborda o assunto do ensino da Contabilidade; posteriormente, foram coletadas as avaliações dos Programas de Mestrado e
Doutorado em Contabilidade feitas pela CAPES no ano de 2008; e por fim foram colhidos dados empiricamente, por meio de informações no site da CAPES e entrevista com coordenadores, sobre a formação e titulação dos docentes
das IES públicas citadas anteriormente. Acredita-se que as informações do estudo possam gerar resultados positivos para o planejamento da ação docente tanto das instituições quanto dos coordenadores, para a análise da formação de
professores, estudo e pesquisa na Contabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional