NARCISISMO DO CEO E GERENCIAMENTO POR ATIVIDADES REAIS
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v26i1.1637Palavras-chave:
Narcisismo, Chief Executive Officer, Gerenciamento de resultado por atividades reaisResumo
O trabalho tem como objetivo examinar a influência dos CEOs narcisistas no gerenciamento de resultados real. Este estudo preenche uma lacuna na literatura ao verificar a interação entre o narcisismo do CEO e a moderação do conselho de administração sobre o gerenciamento de resultados reais. Com uma amostra de 111 empresas listadas na B3, o narcisismo é medido pela proporção de pronomes possessivos e pessoais da primeira pessoa do singular em relação ao total de pronomes da primeira pessoa nas falas dos CEOs durante as teleconferências. O gerenciamento de resultados é avaliado com base nos três modelos de Roychowdhury (2006). Para testar as hipóteses foi utilizada a modelagem de dados em painel Mínimos Quadrados Generalizados (GLS) com correção de heterocedasticidade e autocorrelação. Os resultados evidenciam que CEOs com alto nível de narcisismo, quando participam do conselho de administração, tendem a realizar o gerenciamento de resultados por meio do fluxo de caixa e de despesas discricionárias. Também foi encontrado que o gerenciamento por accruals é considerado um substituto para o gerenciamento real. Ademais, observou-se que, em períodos de recessão econômica, os níveis de gerenciamento de resultados se tornam menores para as manipulações pelo padrão de fluxo de caixa operacional e maiores para as despesas discricionárias. Este estudo auxilia as companhias a terem maior cautela em relação a contratação e implementação de mecanismos de governança que mitiguem possíveis atitudes antiéticas.
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