OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS ACESSÓRIAS
PERCEPÇÕES EM RELAÇÃO AO ENSINO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v26i1.1614Palavras-chave:
Obrigações Tributárias Acessórias, Ensino-aprendizagem, Estratégias de ensino, Discentes, DocentesResumo
O estudo teve como objetivo analisar a percepção de discentes e docentes acerca do ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados às obrigações tributárias acessórias no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal. A pesquisa possui natureza descritiva, com abordagem quantitativa em relação à análise dos dados. Os dados foram coletados por meio de questionários, com a obtenção de 84 respostas dos discentes e nove respostas do corpo docente. Os resultados demonstram que os discentes não se sentem preparados para trabalhar com as obrigações tributárias acessórias, assim como existem docentes que não se sentem capacitados para ministrar disciplinas que trabalhem conteúdos relativos à temática. Dentre as estratégias de ensino para abordagem dos assuntos que compreendem obrigações tributárias acessórias, existe uma concordância entre a opinião dos discentes e docentes, que destacaram palestras e aulas expositivas como sendo as mais utilizadas. Observou-se que, a matriz curricular do curso analisado oportuniza compreensão básica em relação às referidas obrigações, sendo que há discentes e docentes que consideram que os conteúdos ofertados são satisfatórios para o mercado de trabalho, enquanto outros os classificaram como insatisfatórios. De forma geral, os discentes e docentes ressaltam a importância do ensino das obrigações, inclusive ressaltando a necessidade de atividades extracurriculares para complementação e expansão do processo ensino-aprendizagem, e por consequência, desse conhecimento.
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