PENSAMENTO CRÍTICO COMO UMA COMPETÊNCIA NOS MESTRANDOS DE CONTABILIDADE:
ANÁLISE SOB A ÓTICA DE BLOOM
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v23i2.1353Palavras-chave:
Pós-Graduação em Contabilidade, Pensamento Crítico, Taxonomia de Bloom, Desenvolvimento de CompetênciasResumo
A importância do pensamento crítico e de como esta competência é desenvolvida nos alunos dos mestrados brasileiros em Contabilidade é primordial para o amadurecimento dos programas nacionais. O objetivo dessa pesquisa consiste em demonstrar como o pensamento crítico é desenvolvido dentro da disciplina de Controladoria, nos programas de mestrado em Contabilidade, à luz da Taxonomia de Bloom revisada. Para isto, utilizou-se da lente da Taxonomia com análise bidimensional caracterizada pelo desenvolvimento do conhecimento e pelas dimensões do processo cognitivo. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa com entrevistas aos docentes do objeto do estudo. Utilizou- se a técnica de análise de conteúdo e os dados foram compilados com auxílio do sistema Atlas. ti. Como resultado, observou-se que o pensamento crítico está sendo desenvolvido com maior ênfase na dimensão do processo cognitivo no estágio “Aplicar” com intersecção na dimensão conhecimento ao nível “Procedural”. Isso revela que os docentes desta disciplina têm maior enfoque na execução de metodologias dentro de um contexto único, característico do conhecimento “Procedural”. As demais ações predominantes dos docentes encontram-se em níveis intermediários do conhecimento e dispersos em diferentes estágios do processo cognitivo, o que demonstra a existência de um espaço a ser explorado tanto no nível “Metacognitivo”, quanto nos estágios do processo cognitivo “Avaliar” e “Criar”. Como contribuições à prática, esta pesquisa visa trazer à reflexão crítica as atividades e ações dos programas de pós-graduação em Contabilidade quanto ao desenvolvimento do pensar crítico necessário aos futuros pesquisadores e professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-11-30 (2)
- 2022-08-30 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Simone Boruck Klein, Pâmila Eduarda Balsan Colla, Thiago Cesar Bezerra Moreno, Silvana Anita Walter
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional