MOTIVAÇÃO DOS MESTRANDOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PARA A REALIZAÇÃO DO DOUTORADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESCALA DE MOTIVAÇÃO ACADÊMICA (EMA)
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n3t03Palabras clave:
Motivação; Mestrandos; Escala de Motivação Acadêmica; Teoria da Autodeterminação.Resumen
O objetivo do estudo é verificar o nível motivacional dos mestrandos em Ciências Contábeis com relação ao ingresso em um programa de doutorado. Assim, essa pesquisa, que é classificada como descritiva e quantitativa, se propõe a responder a seguinte questão de pesquisa: Qual o nível motivacional dos mestrandos dos Cursos de Ciências Contábeis que os leva a ingressarem em um programa de doutorado? A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionários aos mestrandos dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis no Brasil, e contou com a participação de 209 respondentes. O questionário utilizado na pesquisa foi estruturado com base na Escala de Motivação Acadêmica (EMA), que faz uso de conceitos da Teoria da Autodeterminação. Além da descrição dos dados, foram utilizados os seguintes procedimentos estatísticos para o tratamento dos dados: análise de correlação; cálculo do Índice de Autodeterminação da Motivação (IAM), desenvolvido por Sobral (2008); teste Shapiro-Wilk; e coeficiente de correlação Spearman. A partir dos achados, verificou-se que, em geral, os mestrandos em Ciências Contábeis apresentam satisfação, prazer e interesse em buscar novos conhecimentos, estando motivados intrinsecamente em ingressar em um programa de doutorado e manter contato com o meio acadêmico. Os respondentes consideram que o título de doutor representa um diferencial na carreira acadêmica e profissional, refletindo também em benefícios financeiros.
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- 2020-12-16 (2)
- 2019-12-20 (1)
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Derechos de autor 2019 Caio Cesar Violin de Alcantara, Matheus Henrique Delmonaco, Reinaldo Rodrigues Camacho, Katia Abbas
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