EFICIÊNCIA DOS MUNICÍPIOS MINEIROS: UMA ANÁLISE RELACIONADA ÀS ÁREAS DE MEIO AMBIENTE, HABITAÇÃO E URBANISMO
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n2t07Palabras clave:
Análise Envoltória de Dados. Indicadores Sociais. Eficiência.Resumen
As entidades públicas, em virtude da escassez de recursos e das necessidades sociais cada vez mais crescentes, devem buscar, constantemente, meios para avaliar as suas ações e políticas implementadas. A partir dessa ideia, este estudo objetivou identificar os fatores que determinam a eficiência dos municípios mineiros, no que diz respeito às áreas de meio ambiente, habitação e saneamento, de modo a maximizar o bem-estar social. A técnica empregada na análise da eficiência foi a Data Envelopment Analysis, com pressuposição de retorno variável à escala e orientação-produto. Na estimação, o output utilizado foi o Índice Mineiro de Responsabilidade Social dos municípios de Minas Gerais, do ano de 2010. Quanto aos inputs, foram considerados o percentual de esgoto tratado, domicílios com acesso à abastamento de água e coleta de lixo. Na sequência, para identificar os determinantes dos escores de eficiência, estimou se um modelo Tobit, utilizando, como variáveis, a densidade demográfica, população urbana, Produto Interno Bruto per capita, gasto per capita com habitação, saneamento e meio ambiente e dummies de existência de conselhos de meio ambiente e habitação. Pelos resultados, identificaram 17 municípios com eficiência máxima, e as variáveis relevantes para explicar os escores foram densidade populacional, proporção de população urbana e existência de conselho municipal de meio ambiente.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Versiones
- 2020-12-16 (2)
- 2019-08-13 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Elizete Aparecida de Magalhães, Vasconcelos Reis Wakim, Adriano Provezano Gomes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional