Contabilidade Desportiva: Um estudo sobre o impacto dos investimentos na formação de atletas nas marcas dos clubes brasileiros de futebol
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n2t06Palabras clave:
Custo de Formação de Atletas; Ativo Intangível; Contabilidade Desportiva.Resumen
Recentemente, muitos estudos contribuíram para o campo da Contabilidade Desportiva, especialmente no tocante ao futebol. Majoritariamente, tais estudos são qualitativos e focam nos custos de formação dos atletas. Fugindo do escopo tradicional, este trabalho objetiva identificar, através de uma abordagem quantitativa, se há relação positiva entre os investimentos feitos nas categorias de base e o valor das marcas dos clubes brasileiros de futebol. Para tal, foi utilizada a técnica de análise de regressão, tendo como variável dependente o valor das marcas dos clubes, obtido em estudo específico da empresa BDO, e como variável preditora os custos de atletas em formação, coletados diretamente dos demonstrativos publicados pelos clubes. A amostra final contém 66 observações que remetem aos clubes da Série A do futebol brasileiro, entre os anos de 2013 e 2016. Os resultados apontam um poder de explicação de, aproximadamente, 34% do valor das marcas através dos investimentos feitos nas categorias de base, sendo o modelo gerado estatisticamente significativo a um nível de 99% de confiança. Com tais resultados, foi possível atestar que os investimentos nas categorias de base possuem relação positiva com o valor das marcas dos clubes, corroborando os achados de estudos anteriores de que gastos na formação de atletas são verdadeiros investimentos para os clubes. Complementarmente, foi verificado, através de testes de diferença de médias, que existe diferença estatisticamente significativa no valor das marcas dos clubes e no nível de investimentos feitos nas categorias de base de acordo com as regiões geográficas dos clubes.
Descargas
Descargas
Publicado
Versiones
- 2020-12-16 (3)
- 2018-08-21 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Ronan Reis Marçal
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional