EXPECTATIVAS DOS INGRESSANTES E GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CONCLUINTES DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Resumen
O objetivo deste estudo foi analisar as expectativas dos ingressantes e o grau de satisfação dos concluintes de um curso de graduação em Ciências Contábeis. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi quantitativa, descritiva e de levantamento. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados dois questionários (um para as expectativas e outro para o nível de satisfação) baseados na pesquisa de Margotto (2014), sendo que os mesmos foram validados por três docentes da área pesquisada. A população foi de 106 acadêmicos matriculados no curso de Ciências Contábeis de uma universidade comunitária de Santa Catarina (49 acadêmicos ingressantes e 57 concluintes) e obteve-se uma amostra de 81 respondentes (40 acadêmicos ingressantes e 41 concluintes), o que representa 76,42% da população. Os dados coletados foram tabulados por meio do software Microsoft Excel® e a técnica de análise de dados utilizada foi a estatística descritiva. Como principais resultados, os ingressantes demonstraram que possuem expectativas “altas” na maioria dos aspectos que foram abordados, sendo que em dois deles, mostraram que possuem expectativas “muito altas”. Já os concluintes demonstraram que estão “satisfeitos” em relação aos itens a que foram questionados, com exceção dos itens “a realização de trabalhos voluntários”, “realização de pesquisas científicas” e “logo após o curso, obter rápida estabilidade financeira” onde mostraram-se “indiferentes”. Concluiu-se que no contexto geral da pesquisa, por meio dos aspectos utilizados como indicadores de satisfação, a instituição apresentou resultados positivos, pois na maioria dos itens mencionados, o que se esperou por parte dos ingressantes foi realizado.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional