A profissão contábil está em crise? Uma opinião sobre os constantes questionamentos sobre a profissão contábil
Resumen
Nosso propósito aqui é o de discutir as críticas que estão atingindo as informações contábeis e, consequentemente, a profissão. Buscaremos relacionar a teoria contábil e os casos de "fraudes", procurando separá-los, através do enfoque à Ciência Contábil, à profissão de Contador e à atividade de auditoria. Inicialmente temos que distinguir a falta de independência profissional das questões ética e moral, para uma ciência que é traduzida por pessos, nas quais se classificam de boa ou má índole. Entendemos que a profissão contábil não está em crise. Assim como o erro de um profissional de outra área qualquer não determina a crise de sua profissão. O que temos, e isso é verdade, é uma desconfiança com relação à veracidade das informações divulgadas pelas empresas e da atuação da auditoria contábil e um questionamento-chave nos casos de ENRON, XEROX, WORDCOM e outros da independência profissional. Sem deixar de destacar as atitudes um tanto quanto questionáveis e de interesses pessoais dos executivos destas empresas.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional