NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE: ESTRATÉGIAS DE CONVERGÊNCIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Resumen
O objetivo deste artigo é analisar o processo de convergência internacional das normas de contabilidade financeira e as possíveis estratégias de inserção dos países em desenvolvimento neste processo. Busca-se compreender por que e como convergir as normas nacionais de contabilidade financeira das empresas. Como resultado da análise destaca-se a existência de diferentes interesses que suportam e guiam a busca de normas internacionais. Segundo a matriz teórica de Larson e Kenny (1996) três diferentes estratégias de convergência de normas contábeis são identificadas (harmonização, adaptação e particularismo), sendo cada uma destas compatíveis com específicas concepções teóricas que buscam compreender o desenvolvimento econômico dos países. Na escolha da estratégia faz-se necessário identificar as condições históricas e institucionais que caracterizam o ambiente econômico dos países de forma que a estratégia escolhida conduza aos objetivos almejados no processo de desenvolvimento econômico. Porém, deve-se reconhecer que esta escolha só será legítima se o seu processo de deliberação contar com ampla representação e participação dos diferentes segmentos econômicos afetados pelas características das normas contábeis, sejam estes investidores, estados, profissionais de contabilidade e outros.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional