A INFORMAÇÃO CONTÁBIL PROPORCIONADA PELA CURVA DE APRENDIZAGEM APLICADA A CUSTOS: ESTUDO DE CASO EM CIRURGIAS DE VARIZES

Autores/as

  • Carlos Alberto Serra Negra
  • Elizabete Marinho Serra Negra
  • Walmir Moreira Lage

Resumen

O trabalho é uma pesquisa realizada em hospital geral com aplicação dos conceitos da curva de aprendizagem em cirurgias de varizes. O uso da curva de aprendizagem em âmbito das organizações hospitalares traz reflexos diretos na formação dos custos dos procedimentos médico-hospitalares, haja vista que abre perspectivas de utilização de mutirões de cirurgias, com redução de custos, maximização de recursos, redução de ociosidade e atendimento a demanda e necessidade da população por realização desses procedimentos. Os métodos quantitativos aplicados a custos têm demonstrado uma nova vertente do conhecimento na área estratégica de apuração de custos nas organizações, com elevado grau de informações contábeis para apuração de resultados. Os resultados com aplicação da curva de aprendizagem evidenciam a forçado processo repetitivo e seus reflexos na redução do tempo de realização dos procedimentos, tendo em vista que a mão-de-obra direta dos médicos, corpo de enfermagem, pessoal de serviços gerais se reduz gradativamente após a seqüência dos mesmos procedimentos. Os estudos precisam ser estendidos a outros procedimentos médicos, para que se aprimore o uso da tecnologia da informação contábil não apenas como uso de softwares, mas, principalmente, com o de recursos estatísticos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-08-08

Cómo citar

Alberto Serra Negra, C., Marinho Serra Negra, E., & Moreira Lage, W. (2016). A INFORMAÇÃO CONTÁBIL PROPORCIONADA PELA CURVA DE APRENDIZAGEM APLICADA A CUSTOS: ESTUDO DE CASO EM CIRURGIAS DE VARIZES. Revista Mineira De Contabilidade, 4(24), 23–29. Recuperado a partir de https://crcmg.emnuvens.com.br/rmc/article/view/426