Normatização contábil:fator de transparência e fidelidade da informação
Resumen
Pesquisa científica na Serra da Capivara sobre estudos das inscrições rupestres com observações voltadas para a contabilidade. Utilizou-se como foco a abordagem sistêmica contábil voltada para as questões das normas contábeis evidenciando uma transparência e fidelidade. Dentro dessa abordagem foram feitas considerações sobre a evolução do conhecimento no que tange aos modelos de registros utilizados, partindo desde as inscrições do homem pré-histórico do Nordeste brasileiro, sendo o maior foco de desenvolvimento deste trabalho, desde a utilização do papiro e a sua importância no contexto do processo contábil, perpassando pela mecanografia que teve seu papel importante na tecnologia contábil, chegando à informática em que, mesmo com suas complexidades, vive um momento significativo na Ciência Contábil. Em todo o processo sistêmico abordado na pesquisa observou-se a questão do valor da evolução das normas e seus preceitos, mesmo que, sofrendo críticas de autores, é relevante em alguns momentos para a efetivação de determinantes em questões contábeis. Ressalte-se, ainda, a importância dos Princípios Contábeis Geralmente Aceitos no estudo das normas brasileiras, pois não se deve esquecer de que somos importadores de capital estrangeiro. Enfim, nesse conjunto de idéias e de pensamentos observou-se que os caminhos da transparência e da fidelidade da normatização contábil partem não só da conscientização profissional de todos os contadores, no ensejo da melhoria dos padrões existentes e da busca pela socialização da informação contábil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional