Mercado de carbono: o retorno financeiro de um investimento sustentável
Resumen
Este trabalho buscou reunir as informações pertinentes sobre os créditos de carbono, instituídos após o Protocolo de Kyoto, permitindo a implantação de mecanismos de desenvolvimento limpo que defendem a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa. Como se trata de tema ainda pouco abordado, surgiu a curiosidade de conhecer a origem do assunto, como funciona a fase de implantação dos créditos de carbono, quais os órgãos responsáveis pela validação desses projetos, as normas que o regulamentam, as formas de comercialização, os possíveis subsídios; e, especialmente, a relação dos créditos de carbono com a contabilidade. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa em sites da internet, bem como em livros e artigos publicados sobre o assunto. Como resultado do trabalho, ficaram nítidas as diferentes alternativas para o uso dos créditos de carbono por parte das empresas que os comercializam. No mesmo sentido, foram abordadas as diferentes alternativas para o emprego desses créditos como a comercialização na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F). Com base nos elementos apresentados, restou ponderada a necessidade de uma normatização pelos órgãos competentes acerca de tais elementos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional