Efeitos da crise mundial de 2008 na situação econômica e financeira das empresas brasileiras que compõem o Ibovespa
Resumen
O ano de 2008 ficou marcado na história devido a uma das maiores crises econômicas que já ocorreram. A crise mundial, também conhecida como crise do subprime, teve impacto global atingindo, inclusive, as empresas brasileiras. Perante tal cenário, o artigo teve como objetivo analisar o comportamento financeiro e econômico das empresas brasileiras que compõem o Ibovespa e verificar se essas empresas foram afetadas pela crise mundial de 2008, partindo das hipóteses de que a liquidez e a rentabilidade diminuíram e o endividamento aumentou naquele ano. Para atingir o objetivo recorreu-se à pesquisa quantitativa exploratória, utilizando-se da análise descritiva para avaliar os indicadores de liquidez, rentabilidade e endividamento de 62 empresas que compõem o Ibovespa, referente aos períodos de 2007, 2008 e 2009. Os resultados obtidos rejeitaram a hipótese de que a liquidez diminuiu, mas confirmaram a hipótese de que a rentabilidade diminuiu e o endividamento aumentou em 2008. Diante das análises feitas concluiu-se que a situação financeira e econômica das empresas estudadas foi afetada pela crise mundial de 2008. Como limitação do estudo tem-se a indisponibilidade de dados para realizar uma pesquisa em um número maior de empresas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional