Análise da produção e distribuição de riqueza: estudo das companhias de capital aberto do setor de siderurgia no período de 2009 a 2011
Resumen
Este estudo objetivou analisar o comportamento dos indicadores de geração e distribuição de riqueza obtidos, por meio da Demonstração do Valor Adicionado (DVA), em empresas de capital aberto do setor de siderurgia no período de 2009 a 2011. Pesquisa de natureza descritiva foi realizada por meio de dados bibliográficos e documentais, com abordagem qualitativa. A amostra constituiuse por empresas siderúrgicas listadas na BM&FBovespa. Para análise dos dados foram utilizados os indicadores propostos pela Fipecafi (2010) com o intuito de atingir o objetivo do presente estudo. Os achados evidenciam que há uma diferenciação no que concerne
à geração de riqueza das companhias analisadas, em específico na Gerdau S.A. e Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. (Usiminas), quando comparadas. Constatou-se, ainda, que a maior parcela da riqueza agregada da Cia. Siderúrgica Nacional (CSN) destinou-se ao governo, enquanto na Cia. de Ferros Ligas da Bahia (Ferbasa) a maior parte da riqueza agregada destinou-se aos empregados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional