O orçamento como instrumento contábil de controle e apoio à gestão das organizações modernas: um estudo com concessionárias de veículos leves de Belo Horizonte
Resumen
A continuidade e a geração de riqueza são princípios básicos que norteiam qualquer empreendimento comercial. Na realidade atual dos negócios, o fator competitividade se tornou imprescindível para o alcance dos objetivos organizacionais. Nesse contexto, faz-se necessária a utilização, cada vez mais frequente, de instrumentos e ferramentas eficientes que auxiliem no processo de gestão das empresas, como o orçamento empresarial. O orçamento proporciona maior controle financeiro, melhor distribuição de responsabilidade e contribui para a formação de metas e objetivos que devem ser alcançados no gerenciamento dos negócios. Esta pesquisa teve como objetivo discutir a utilidade e a contribuição do orçamento empresarial para o alcance da eficiência da gestão em empresas concessionárias de veículos leves localizadas na cidade de Belo Horizonte. O estudo foi feito por meio das pesquisas bibliográficas e
de campo, com aplicação de questionário estruturado para coleta de dados. Os resultados do estudo confirmaram que o orçamento empresarial é ferramenta eficiente e necessária à gestão das empresas pesquisadas. Ele contribui para a elaboração do planejamento estratégico, para a comunicação entre os setores, motiva o alcance das metas, auxilia nos procedimentos de controle e na avaliação da eficácia operacional.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional