A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE CORRUPÇÃO E MORALIDADE
UM ESTUDO À LUZ DAS TÉCNICAS DE NEUTRALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v25i1.1534Palabras clave:
Corrupção, Moralidade, Técnicas de Neutralização, Área de Negócios, Estudantes UniversitáriosResumen
O artigo tem como objetivo investigar a percepção de estudantes universitários, da área de negócios, a respeito de temas de moralidade e corrupção, e o papel das técnicas de neutralização na visão destes estudantes. Para isso, foi utilizado questionário como instrumento de coleta dos dados, e assumido como população universitários em nível de graduação e pós-graduação. O estudo se classifica como quantitativo na abordagem e descritivo pelo objetivo adotado, fazendo uso de estatística descritiva, além de teste Qui-quadrado e teste de Wilcoxon pareado, na análise dos dados. Entre os achados se destaca o baixo nível de conhecimento anterior dos alunos sobre os temas observados, assim como a relação positiva entre as técnicas de neutralização e a percepção dos respondentes sobre moralidade e corrupção. Como contribuições teóricas, estimular a literatura sobre corrupção e moralidade na área de negócios, além de introduzir as técnicas de neutralização nos estudos sobre os temas. Ainda, auxiliar profissionais e acadêmicos da área de negócios a respeito do entendimento sobre casos de corrupção e moralidade, e a influência das técnicas de neutralização sobre esses casos, e assim ajudar na procura de mecanismos para amenizar a racionalização de situações imorais ou ilegais nos ambientes investigados.
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