INFLUÊNCIAS DE FATORES PESSOAIS E ORGANIZACIONAIS NO ESTRESSE PERCEBIDO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v24i3.1516

Palabras clave:

Teoria da Identidade Social, Covid-19, Ensino superior

Resumen

Este estudo tem como objetivo analisar as influências de fatores antecedentes (suporte organizacional, autoeficácia, identificação organizacional e identidade profissional) no estresse percebido dos professores de Ciências Contábeis das instituições de ensino público federais. Para tal, coletaram-se 81 respostas por meio de uma survey e os dados foram analisados por meio da técnica de equações estruturais. Evidenciou-se que o suporte organizacional influencia positivamente a identificação organizacional, e a autoeficácia influencia positivamente a identidade profissional dos docentes, mesmo em momentos de isolamento social. Apesar do suporte organizacional influenciar positivamente a identificação organizacional, ele foi indiferente em relação ao nível de estresse percebido. Da mesma forma, a autoeficácia do docente influenciou positivamente a identidade profissional, entretanto, não foi significativo em influenciar o estresse percebido. Essas evidências contribuem com a literatura e com as práticas institucionais de suporte organizacional das universidades federais, na formação dos docentes e na sua atenção à saúde psicológica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edicreia Andrade dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Professora da Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas.
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III
Jardim Botânico, 80210170 - Curitiba, PR – Brasil
Doutora em Contabilidade pela UFSC
E-mail: edicreiaandrade@yahoo.com.br

Elcídio Henriques Quiraque, Universidade Federal do Paraná

Elcídio Henriques Quiraque

Doutorando em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - PGCONT/UFPR da Universidade Federal do Paraná

Endereço: Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III

Jardim Botânico, 80.210-170 - Curitiba, PR – Brasil

E-mail:  elcidioquiraque@gmail.com

https://orcid.org/0000-0002-0881-8371

Jonatas Dutra Sallaberry, Universidade Federal do Paraná

Jonatas Dutra Sallaberry

Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina

Professor de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná

Endereço: Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III

Jardim Botânico, 80.210-170 - Curitiba, PR – Brasil

E-mail: jonatassallaberry@ufpr.br

https://orcid.org/0000-0001-7492-727X

Antônio Zanin, Universidade Federal do Paraná

Antônio Zanin

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,

Professor de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Nova Andradina.

Endereço: Avenida Rosilene Lima Oliveira, 64 - Jardim Universitário, Nova Andradina - MS, 79750-000.

E-mail: zanin.antonio@ufms.br

https://orcid.org/0000-0001-7837-7375

Citas

Alemu, Y., Teshome, A., Kebede, M., & Regassa, T. (2014). Experience of Stress among Student-Teachers Enrolled in Postgraduate Diploma in Teaching (PGDT): The Case of Haramaya University Cluster Centers, Ethiopia. African Educational Research Journal, 2(3), 96-101.

Ashforth, B. E., & Mael, F. (1989). Social identity theory and the organization. Academy of Management Review, 14(1), 20-39.

Bandura, A., Adams, N. E., & Beyer, J. (1977). Cognitive processes mediating behavioral change. Journal of Personality and Social Psychology, 35(3), 125.

Brasil. (2020a). Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – Covid-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 157, 53, 39

Brasil. (2020b). Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 17 de março de 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 157, 54-D, 1.

Buric, I., & Moe, A. (2020). What makes teachers enthusiastic: The interplay of positive affect, self-efficacy and job satisfaction. Teaching and Teacher Education, 89, 103008.

Canrinus, E. T., Helms-Lorenz, M., Beijaard, D., Buitink, J., & Hofman, A. (2012). Self- efficacy, job satisfaction, motivation and commitment: Exploring the relationships between indicators of teachers’ professional identity. European Journal of Psychology of Education, 27(1), 115-132

Caprara, G. V., Barbaranelli, C., Borgogni, L., & Steca, P. (2003). Efficacy beliefs as determinants of teachers’ job satisfaction. Journal of Educational Psychology, 95(4), 821.

Eisenberger, R. & Stinglhamber, F. (2011). Perceived organizational support: Fostering enthusiastic and productive employees, Washington, DC: American Psychological Association Books.

Eisenberger, R., Huntington, R., Hutchison, S., & Sowa, D. (1986). Perceived organizational support. Journal of Applied Psychology, 71(3), 500.

Eksi, H., Ozgenel, M., & Demirci, M. E. (2020). The Mediator Role of Organizational Support in the Relationship between Organizational Identity and Organizational Stress. International Journal of Educational Methodology, 6(3), 643-653

Fackler, S., Malmberg, L. E., & Sammons, P. (2021). An international perspective on teacher self-efficacy: personal, structural and environmental factors. Teaching and Teacher Education, 99, 103255.

Fitzgerald, A. (2020). Professional identity: A concept analysis. In Nursing Forum, 55(3), 447-472.

Folkman, S., Lazarus, R. S., Dunkel-Schetter, C., DeLongis, A., & Gruen, R. J. (1986). Dynamics of a stressful encounter: Cognitive appraisal, coping, and encounter outcomes. Journal of Personality and Social Psychology, 50(5), 992-1003.

Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Structural equation models with unobservable variables and measurement error: Algebra and statistics. Journal of Marketing Research, 18(3), 382- 388.

Freitas, R. F., Ramos, D. S., Freitas, T. F., Souza, G. R. D., Pereira, É. J., & Lessa, A. D. C. (2021). Prevalência e fatores associados aos sintomas de depressão, ansiedade e estresse em professores universitários durante a pandemia da Covid-19. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 70, 283-292.

Friedman, I. A., & Kass, E. (2002). Teacher self-efficacy: A classroom-organization conceptualization. Teaching and Teacher Education, 18, 675-686.

Gok, S.; Karatuna, I.; Karaca, P. O. (2015). The role of perceived supervisor support and organizational identification in job satisfaction. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 177, 38-42.

Hair Jr., J. F., Hult, G. T. M., Ringle, C. M. & Sarstedt, M. (2017) A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). 2nd Edition, Sage Publications Inc., Thousand Oaks, CA.

Klassen, R. M., & Chiu, M. M. (2010). Effects on teachers’ self-efficacy and job satisfaction: Teacher gender, years of experience, and job stress. Journal of Educational Psychology, 102(3), 741.

Lecic-Tosevski, D., Vukovic, O., & Stepanovic, J. (2011). Stress and personality. Psychiatriki, 22(4), 290-297.

Liu, Y., Bellibaş, M. Ş., & Gümüş, S. (2021). The effect of instructional leadership and distributed leadership on teacher self-efficacy and job satisfaction: Mediating roles of supportive school culture and teacher collaboration. Educational Management Administration & Leadership, 49(3), 430-453.

Luimbi, D. M., Santos, E. A., Costa, F. (2023). Justiça e desempenho acadêmico: um estudo com pós-graduandos em tempos de Covid-19. Revista Temas em Educação, 32(1), 1-19, e-rte3212023013.

Machado, H. V. (2003). A identidade e o contexto organizacional: perspectivas de análise. Revista de Administração Contemporânea, 7, 51-73.

Mael, F., & Ashforth, B. E. (1992). Alumni and their alma mater: A partial test of the reformulated model of organizational identification. Journal of Organizational Behavior, 13(2), 103-123.

Neves, S. P., & Faria, L. (2009). Autoconceito e autoeficácia: semelhanças, diferenças, inter- relação e influência no rendimento escolar. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais do Porto, 6, 206-218.

Oliveira-Castro, G. A. D., Pilati, R., & Borges-Andrade, J. E. (1999). Percepção de suporte organizacional: desenvolvimento e validação de um questionário. Revista de Administração Contemporânea, 3, 29-5.

Pedrozo-Pupo, J. C., Pedrozo-Cortés, M. J., & Campo-Arias, A. (2020). Perceived stress associated with Covid-19 epidemic in Colombia: an online survey. Cadernos de saúde publica, 36(5).

Podsakoff, P. M., MacKenzie, S. B., Lee, J. Y., & Podsakoff, N. P. (2003). Common method biases in behavioral research: a critical review of the literature and recommended remedies. Journal of applied psychology, 88(5), 879.

Rhoades, L., & Eisenberger, R. (2002). Perceived organizational support: a review of the literature. Journal of Applied Psychology, 87(4), 698.

Ribeiro, A. C., Santos, E. A., & Aranha, J. A. M. (2020). Os efeitos da identificação social e identificação organizacional no comprometimento, desempenho e satisfação dos alunos de Ciências Contábeis: uma abordagem sob a lente da Teoria da Identidade Social. Educação, Cultura e Comunicação, 11(21).

Ribeiro, F. D. O., Sallaberry, J. D., Santos, E. A. D., & Tavares, G. D. O. D. (2020). Ações dos Tribunais de Contas no enfrentamento dos efeitos do coronavírus. Revista de Administração Pública, 54, 1402-1416.

Sallaberry, J. D., Santos, E. A., Bagatoli, G. C., Lima, P. C. M., & Bittencourt, B. R. (2020). Desafios docentes em tempos de isolamento social: estudo com professores do curso de Ciências Contábeis. Revista Docência do Ensino Superior, 10, 1-22.

Samsudin, M. A., Moen, M. C., Hai, P. T. T., Hailu, B., Hidayat, A., Ishida, Y., ... & Kyasanku, C. (2021). Indicators for the Measurement of Teachers’ Professional Identity across Asia and Africa: A Delphi Study. Journal of Asian and African Studies, 1-14.

Santos, E. A., Sallaberry, J. D., Gonzaga, C. A. M., & Soares, S. (2019). Responsabilidade social corporativa e identificação organizacional: influência no engajamento dos funcionários. Revista Universo Contábil, 15(4).

Santos, E. A., Silva, S. L. H., Valentim, J. G. L., Santos, L. M. R., & Monteiro, J. J. (2023). Efeitos dos controles gerenciais na identificação organizacional e na eficácia de equipe: um estudo em um hospital militar. Enfoque: Reflexão Contábil, 42(2), 157-171.

Skaalvik, E. M., & Skaalvik, S. (2010). Teacher self-efficacy and teacher burnout: A study of relations. Teaching and Teacher Education, 26(4), 1059-1069.

Skaalvik, E. M., & Skaalvik, S. (2016). Teacher stress and teacher self-efficacy as predictors of engagement, emotional exhaustion, and motivation to leave the teaching profession. Creative Education, 7(13), 1785.

Troesch, L. M., & Bauer, C. E. (2017). Second career teachers: Job satisfaction, job stress, and the role of self-efficacy. Teaching and Teacher Education, 67, 389-398.

Vu, C. T., Hoang, A. D., Then, V. Q., Nguyen, M. T., Dinh, V. H., Le, Q. A. T., Le, T. T. T.,

Pham, H. H., & Nguyen, Y. C. (2020). Dataset of Vietnamese teachers’ perspectives and perceived support during the Covid‐19 pandemic. Data in Brief, 31, 1-9.

Xu, Z., & Yang, F. (2021). The impact of perceived organizational support on the relationship between job stress and burnout: a mediating or moderating role? Current Psychology, 40(1), 402-413.

Zee, M., & Koomen, H. M. (2016). Teacher self-efficacy and its effects on classroom processes, student academic adjustment, and teacher well-being: A synthesis of 40 years of research. Review of Educational Research, 86(4), 981-1015.

Publicado

2023-12-22

Cómo citar

Santos, E. A. dos, Quiraque, E. H., Sallaberry, J. D., & Zanin, A. (2023). INFLUÊNCIAS DE FATORES PESSOAIS E ORGANIZACIONAIS NO ESTRESSE PERCEBIDO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista Mineira De Contabilidade, 24(3), 90–102. https://doi.org/10.51320/rmc.v24i3.1516

Número

Sección

Artigos científicos: