CONTROLES INTERNOS E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v22i2.1133Palabras clave:
Controles internos, Contas a pagar, Contas a receber, DesempenhoResumen
O controle interno é uma ferramenta essencial para uma gestão empresarial eficiente, pois ele se apresenta como peça fundamental para que os indivíduos da organização se mantenham alinhados e para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Este estudo tem como objetivo verificar se os controles internos de contas a receber e contas a pagar das empresas que fabricam roupas íntimas e moda praia, localizadas em Ilhota/SC, se relacionam com o desempenho organizacional. Na metodologia, a pesquisa descritiva de levantamento fez uso de uma abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta dos dados utilizou-se um questionário com perguntas fechadas aplicado aos responsáveis pelo setor financeiro das respectivas empresas, resultado em uma amostra de 68 respondentes. A análise estatística incluiu a descrição das características da amostra, através da frequência com que ocorrem as informações solicitadas, e o uso da análise de correlação. Usando análise de correspondência foram gerados os escores fatoriais e com eles avaliaram-se as associações entre os constructos. Os resultados indicam que o uso dos controles de contas a receber e contas a pagar tem uma relação positiva e significativa com o desempenho, mas apresentam diferenças em função dos fatores a partir do qual os escores foram gerados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Suzete Antonieta Lizote, Sayonara de Fátima Teston, Douglas Schwolk Fontain Ayres de Aguiar, Gabriel Gaiato Gaiato, Sueli Maria Kolassa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional