Ensino de contabilidade governamental: uma análise das matrizes curriculares dos cursos de graduação em ciências contábeis das IES de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v21i2.1106Palabras clave:
Ensino contábil; Matrizes curriculares; Contabilidade Governamental.Resumen
A Contabilidade Governamental bem aplicada é fundamental para os países em desenvolvimento, visto que pode gerar benefícios econômicos e ainda diminuir armadilhas fiscais e falhas de governança de um país. Sendo assim, o presente estudo objetiva analisar a carga horária adotada nas grades curriculares referentes ao ensino de Contabilidade Governamental em cada tipo de Instituição de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais de acordo com a modalidade de ensino. A amostra objeto da pesquisa é formada por 139 IES públicas e privadas de Minas Gerais que oferecem os cursos de graduação em Ciências Contábeis. Utilizou-se o teste não paramétrico de Mann-Whitney para analisar as médias das cargas horárias referentes ao ensino de Contabilidade Governamental. Os resultados encontrados revelam que as IES mineiras possuem deficiência na carga horária da disciplina de Contabilidade Governamental, visto que a média geral foi de 77,63 horas (disciplina obrigatória), e a carga horária proposta pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é de 180 horas. O resultado do teste de Mann Whitney aponta que as IES mineiras não possuem em suas grades curriculares diferença estatisticamente significativa na carga horária de Contabilidade Governamental. Logo, infere-se que não há diferença de carga horária ofertada no ensino dessa disciplina pelas IES públicas e privadas, presenciais e a distância.
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Derechos de autor 2020 Alessandra Vieira Cunha Marques, Marielle Luzia de Oliveira
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