A utilização do custeio variável para a gestão de resultados: um estudo baseado em empresas que aderiram aos sites de compras coletivas
Abstract
No ano de 2008 uma nova tendência de e-commerce, os sites de compras coletivas (SCCs), surgiu nos Estados Unidos e se espalhou por vários países. No Brasil a empresa pioneira foi o Peixe Urbano. Esses sites chegaram a anunciar produtos e serviços com descontos de até quase 90%. O presente estudo visou analisar as ofertas anunciadas por três empresas, bem como verificar
a margem de contribuição destas e ainda compreender a importância dos anúncios nos SCCs para a tomada de decisões, utilizando-se o método do custeio variável. A pesquisa caracteriza--se como descritiva. O procedimento adotado foi o de multicasos com a participação de três empresas uberlandenses do ramo de beleza: Mãos de Anjo Terapias Complementares, Clínica
Saúde e Estética e Essence Salão de Beleza. Por meio dos resultados encontrados, constatou-se que a aplicação do método do custeio variável e a análise das margens de contribuições das promoções anunciadas em SCCs, nas empresas pesquisadas que utilizam a capacidade ociosa, são úteis e eficazes no processo decisório dos gestores. As empresas Mãos de Anjo Terapias
Complementares e Clínica Saúde e Estética apresentaram margem de contribuição positiva; já o Salão Essence demonstrou margem de contribuição negativa e afirmou que utiliza esse serviço em virtude do marketing que ele propicia.
Palavras-chaves: Margem de contribuição. Custeio variável. Sites de compras coletivas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional