Algumas Considerações sobre a Afetividade e o Ensino de Contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v23i2.1433Resumo
A expectativa do estudante e a estrutura organizacional fornecida pela Instituição de Ensino são importantes para superar os desafios da trajetória universitária. No entanto, há outro aspecto de extrema importância que permeia a vida dos professores e alunos e exige maturidade emocional e adaptabilidade às novas formas de estabelecer relações interpessoais e lidar com as mudanças no ambiente acadêmico. Trata-se da afetividade pedagógica.
Downloads
Referências
BERCHT. M. Em direção a agentes pedagógicos com dimensões afetivas. 2001. 152 f. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
CARLOTTO, R. C., TEIXEIRA, M. A. P., & DIAS, A. C. G. (2015). Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários. Psico-USF,
CUNHA JUNIOR, C. A. ; IHLENFFELDT, E. L. ; ZEPEDA TORO, P. E. ; COLAUTO, R. D. Emoções e Sentimentos na Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. RC&C. REVISTA DE CONTABILIDADE E CONTROLADORIA, v. v. 14, p. 83-96, 2022.
MEURER, Alison Martins; LOPES, Iago França; COLAUTO, Romualdo Douglas. Autoeficácia, estratégias de coping e os efeitos das relações interpessoais e organizacionais de discentes de Ciências Contábeis. Revista Portuguesa de Educação, v. 33, n. 1, p. 198-220, 2020.
PELEIAS, I. R., GUIMARÃES, E. R., CHAn, B. L., & Carlotto, M. S. (2017). A Síndrome De Burnout Em Estudantes De Ciências Contábeis de IES Privadas: Pesquisa Na Cidade De São Paulo. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 11(1), 30–51.
RIBEIRO, Marinalva Lopes; JUTRAS, France; LOUIS, Roland. Análise das representações sociais de afetividade na relação educativa. Revista Psicologia da Educação. São Paulo, n. 20, 1º sem., 2005, p.31-54.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-11-30 (2)
- 2022-08-30 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Romualdo Douglas Colauto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional